Biritiba Mirim recebe amanhã o episódio três da obra Sebastião Cruzado no Aço. O Projeto é idealizado pelo Edital Programa de Ação Cultural (Proac) do governo do Estado de São Paulo com apoio da Prefeitura de Biritiba Mirim e da Secretaria de Cultura.
O espetáculo Sebastião Cruzado no Aço é exibido através de quatro episódios: Pelourinho em Cruz, Casa Trajada de Véu, Cavalhadas em Lastros de Leite e Capela de Sebastião, ocupando espaços históricos das cidades de Mogi das Cruzes, Salesópilis e Bititiba Mirim. Este espetáculo traz o enforcamento, em 1839, do negro Sebastião, que a seguir deste fato adentrara o território mítico da população mogiana.
O primeiro episódio ocorreu em Mogi, que mostrou o Pelourinho em Cruz, que trata da espetacularização da morte, dos enforcamentos escravistas como mote a propaganda dos poderes opressivos instituídos. No segundo episódio, Casa Trajada do Véu, em Salesópolis, os artistas fizeram menção poética às casas grandes, às casas dos procederes em tortura, perpetuadas nos regimes militares de exceção e sistemas patriarcais.
Já neste terceiro episódio, Cavalhadas em Lastros de Leite, a peça revela as coerções dos sistemas dominantes aos seus populares que legitimam as arbitrariedades impostas contra sua própria sociedade, suas minorias, aqui evocados negros-escravos.
No quarto episódio, Capela de Sebastião, de volta para Mogi das Cruzes, celebra-se o mito, a cultura, a comoção popular no cerne de teu poderio a práxis política.
Caminhada
A Apresentação acontece no Lago do Nirvana, localizado na rua Jeusa Batista Sousa Santos, s/n, Nirvana. Os idealizadores pedem ao espectadores que vão com roupa confortável para caminhada e água, pois a peça tem um cortejo de aproximadamente dois quilômetros em rua de terra até a Igreja de Santa Catarina (estrada de Santa Catarina) depois da primeira parte do espetáculo. Quem não puder ou quiser fazer a caminhada será oferecido transporte para o trajeto que sairá do Barracão Cultural (antiga rodoviária), no centro de Biritiba até o local da apresentação. Os lugares no transporte podem ser reservados por meio do telefone 97513-7215.