Moradores da Barroca Funda receberam o Mutirão de Saúde, uma ação da Prefeitura de Santa Isabel que visa a descentralização do atendimento à população. A ação correu na semana passada. O principal objetivo é facilitar o acesso dos moradores dos bairros mais distantes, a serviços diversos de saúde.
Atendimento de enfermagem, como aferição de pressão arterial e verificação de dextro; atendimento médico; troca de receitas; guia de encaminhamento para especialidades; dispensação de medicamentos; teste rápido (Sífilis, HIV e Hepatite B e C) e atualização de carteirinha de vacinação, foram algumas facilidades que os moradores da Barroca Funda e arredores encontraram no Mutirão de Saúde.
A ação foi realizada em parceria como Instituto Athenas, que participou da iniciativa cedendo profissionais de enfermagem, enquanto à prefeitura viabilizou a estrutura e deu todo suporte ao programa, que atendeu centenas de pessoas.
De acordo com a secretaria de Saúde, que esteve à frente da ação, inicialmente é realizada a busca ativa por pacientes que não conseguem se consultar nas unidades devido à distância: "É importante que a gente conheça as condições de adoecimento de cada um desses pacientes, para que, caso necessário, possamos encaminhá-los para tratamento, e o Mutirão da Saúde permite essa proximidade", explicou Estela Santana.
A prefeita Fábia Porto afirma que ações como esta contribuem para o aumento na qualidade de vida da população: "Oferecendo atendimento a munícipes que moram longe e apresentam dificuldades para se deslocar até uma unidade de saúde, estamos também aumentando alcance do nosso cuidado com o isabelense, de todas as partes da cidade", afirmou.