A avenida Pedro Machado, localizada no bairro do Mogi Moderno, em Mogi das Cruzes, voltará a ter o sentido bairro-centro ainda neste mês. A informação foi divulgada ontem em plenário pelo vereador Pedro Komura (PSDB), que relatou que a mudança feita pela Secretaria de Transportes, de colocar a via no sentido centro-bairro não agradou os moradores da área. De acordo com o parlamentar, o chefe da pasta, José Luiz Freire de Almeida, deve divulgar a alteração ainda neste mês.
Após uma audiência pública com os moradores do bairro, alguns deles relataram que a mudança não foi efetiva. A proposta da prefeitura, na ocasião, era fazer com que o trânsito na avenida fosse unidirecional, ou seja, no sentido centro-bairro. "Os moradores contestaram essa ideia e depois de várias reuniões da Secretaria de Transportes com os vereadores ficou decidido que essa alteração será realizada, para que o sentido da avenida seja invertido novamente", explicou Komura.
Para o vereador Protassio Nogueira (PSD), a ação é uma tentativa do Executivo de procurar qual a melhor solução para o trânsito daquela região. "É muito difícil o entroncamento dali, mas creio que seja mais uma tentativa de melhorar, e se não for possível, pensamos em outra", disse. Em maio, a avenida também passou por obras de recapeamento.
Nova via
Uma polêmica relatada pelo vereador Iduigues Martins (PT) no mês de julho, que citava uma via aberta nas proximidades de uma escola particular e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto do Ipiranga, debaixo de torres de energia de alta tensão, recebeu resposta do Executivo. O petista questionou se a prefeitura era responsável pela abertura da via, se algum munícipe pediu autorização e também se houve aval para a abertura da via sob as torres. Em resposta, de acordo com o parlamentar, a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Secretaria de Governo, informou não ter conhecimento sobre a situação. "Eles responderam que não sabem quem fez aquilo e que não foi a prefeitura. Para mim, mostra uma incompetência, pois como alguém faz uma interligação na frente de um posto de saúde e a prefeitura não sabe de nada?", criticou.
EDP
O vereador Edson Santos (PSD) informou durante a sessão que se reuniu com representantes da EDP Brasil na manhã de ontem, os quais ressaltaram que trabalharão em conjunto com os vereadores para acompanhar as demandas do município. De acordo com Santos, é de extrema importância a proximidade da empresa com o Legislativo.