Os casos de sarampo em Mogi das Cruzes não param de crescer e no curto espaço de três dias, mais um paciente foi diagnosticado com a doença, o que faz a cidade possuir atualmente 12 casos. A confirmação foi oficializada ontem pela Prefeitura de Mogi, que informou que o bloqueio vacinal domiciliar já foi realizado. Desta vez, o infectado é um homem, de 30 anos, morador da Vila Bela Flor.
Com o novo registro em Mogi, o Alto Tietê chega a 42 casos no total, sendo que em Suzano já são quatro pessoas infectadas. A situação também se espalhou a Guararema, onde há três casos. Em Itaquá, 11 casos confirmados, o que a coloca na segunda colocação no ranking de municípios com mais pacientes infectados com sarampo.
As demais prefeituras da região afirmaram que os números foram mantidos desde a última divulgação, na semana passada. Ferraz de Vasconcelos tem quatro; Santa Isabel, um; Arujá, três; e Poá, quatro.
O Ministério da Saúde orientou na última quarta-feira, os estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal contra o sarampo. Ou seja, em situação de surto ativo da doença, quando identificado um caso em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou têm contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.
*Texto supervisionado pelo editor.