Somente na última semana, 17 novos casos de sarampo foram confirmados na região do Alto Tietê, de acordo com os números divulgados pelas secretarias municipais de Saúde. No total, já são 58 diagnósticos positivos da doença. Em Arujá, há uma semana, eram três casos. Outras sete ocorrências da doença foram confirmadas no município no período de sete dias.
Guararema e Itaquaquecetuba tiveram o acréscimo de quatro casos cada. A primeira passou de três para sete e a segunda, de 11 para 15. Mogi das Cruzes já havia notificado um caso no início da semana. Ontem, Ferraz também registrou uma nova ocorrência.
Poá, Santa Isabel e Suzano continuam com a mesma quantidade de casos que foram divulgados na semana passada. A primeira cidade mantém as quatro constatações da doença, a segunda continua com uma e a última também com quatro moradores infectados.
O Ministério da Saúde declarou anteontem o estado emergencial em saúde pública local na região metropolitana de São Paulo, pelos índices de sarampo. De acordo com a divulgação, os registros mostram que 2.299 infecções da doença já foram confirmadas neste ano.
Além disso, o primeiro óbito por sarampo foi também em São Paulo nesta fase de surto ativo. A vítima era um homem de 42 anos que não havia sido vacinado contra o sarampo. É por este motivo que diversas campanhas de vacinação estão sendo realizadas em municípios que têm ao menos um caso da doença. A imunização por meio das vacinas é a forma mais eficaz da prevenção da doença.
O anúncio do envio de 1,6 milhão de doses extras da vacina pelo Ministério da Saúde aos Estados também foi realizado anteontem. A reportagem entrou em contato com as secretarias municipais de Saúde para saber a quantidade que cada uma recebeu da dose extra, mas as unidades informaram que ainda não foi possível contabilizar a quantidade estocada pelos municípios.
* Texto supervisionado pelo editor.