Cinco pessoas foram diagnosticadas com sarampo na região do Alto Tietê nesta semana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de cada cidade. As informações foram divulgadas ontem à reportagem e apontaram que Suzano, Guararema e Itaquaquecetuba são os municípios que tiveram um caso confirmado cada. Na segunda-feira, Mogi das Cruzes já havia informado a ocorrência de dois casos positivos. Agora, a região tem um total de 41 casos confirmados da doença. Em uma semana, houve um crescimento de 13,8% no número de ocorrências.
Em Suzano, já são quatro pessoas infectadas: uma criança de 11 meses, uma de 10 meses, uma de sete meses e um homem com 29 anos. Em Guararema, as vítimas da doença são uma mulher e uma criança. Na cidade de Itaquá, com mais um caso confirmado, a cidade tem agora 11 vítimas. Ao lado de Mogi, são os municípios com o maior índice de ocorrências positivas.
As demais cidades da região afirmaram que os números foram mantidos desde a última divulgação, na semana passada. Ferraz de Vasconcelos tem quatro; Santa Isabel, um; Arujá, três; e Poá, quatro.
O Ministério da Saúde publicou ontem, em nota, que, por meio da Secretaria de Vigilância orienta os Estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal contra o sarampo. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou têm contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.
A Pasta divulgou também ontem que Guararema e Suzano são duas novas cidades consideradas com surto ativo da doença. Até o momento, já existem cinco cidades da região com este histórico: Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.
A Secretaria de Saúde de Suzano realiza no próximo sábado uma imunização especial contra o sarampo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor André Cano Garcia, das 9 às 16 horas. A ação foi agendada após a confirmação da remessa de um novo lote com 2,5 mil doses da vacina para a cidade, que deve chegar hoje e é destinada principalmente a crianças com idade entre seis meses e um ano, conforme determinação do Ministério da Saúde.
A imunização especial também está programada para ocorrer no próximo dia 31, no mesmo local e também na UBS Palmeiras. Trata-se de uma medida preventiva para crianças que não receberam a dose extra, chamada de "dose zero".
* Texto supervisionado pelo editor.