Os acidentes de trânsito registrados entre os meses de abril e julho deste ano no G5, grupo das cinco cidades mais populosas do Alto Tietê, apresentaram queda de 20,8% em relação ao mesmo período do ano passado, informou, no começo da semana, levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), projeto do governo estadual gerenciado pelo programa Respeito à Vida. De acordo com os apontamentos, 125 acidentes nas ruas e avenidas de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano ocorreram durante o período analisado de 2018, ao passo que, neste ano, foram 99 casos. As duas cidades que registraram, percentualmente, a maior queda foram Suzano e Ferraz, com 28,1% cada uma. 
Os números revelam que nos meses de abril, maio, junho e julho do ano passado, 32 acidentes de trânsito ocorreram em Ferraz. Para os mesmos meses deste ano, 23 casos foram registrados. Em relação a Suzano, os números são rigorosamente iguais, sem sequer alterar a quantidade de acidentes no período analisado.
Entre os municípios analisados, Itaquaquecetuba é o único que não apresentou alterações na quantidade de acidentes entre os meses de abril e julho de 2018 em relação ao mesmo período deste ano. Segundo o Infosiga foram 13 confirmações de casos como tombamento, colisão ou atropelamento.
Já em Mogi das Cruzes, o percentual de declínio é referente a 15% e é um dos menores entre o G5 do Alto Tietê. No ano passado, 20 acidentes de trânsito foram registrados durante o período analisado. Já neste ano, no mesmo período, a quantidade de acidentes caiu para 17.
Em Poá, houve 17,8% menos acidentes nas ruas e avenidas do município, de acordo com o Infosiga e comparando com os dois períodos. Em 2018, 28 ocorrências chegaram até o Sistema de Informações. Já neste ano, entre os mesmos meses, 23 casos foram registrados.
*Texto supervisionado pelo editor.