O ex-aluno da Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, localizada em Braz Cubas, Lucas Vitor Ferreira, de 24 anos, hoje estudante do 7º semestre de Medicina e vice-presidente da Liga de Medicina de Emergência, retornou à escola onde se formou para implementar um projeto de relevância social.
A ação, realizada por ele e pelos demais integrantes da Liga de Medicina de Emergência, foi desenvolvida na manhã de ontem e reuniu alunos da instituição que receberam orientações sobre primeiros socorros. O ex-aluno Ferreira afirmou que pretende expandir a ação para outras cidades. "A nossa ideia é tornar o projeto ainda maior e atingir outras escolas. Hoje é basicamente um teste que, inclusive, está dando muito certo e que foi abraçado por todos os acadêmicos e a diretoria da escola", disse.
De acordo com Ferreira, o projeto foi criado por outras duas pessoas e a participação reuniu cerca de 30 alunos universitários do curso de Medicina. "Essa ação leva não só o conhecimento técnico sobre primeiros socorros aos alunos, mas também promove a aproximação entre universitários e estudantes que estão prestes a se formar, o que também pode inspirá-los", acrescentou.
Durante o evento, os funcionários da instituição, bem como os alunos, puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema. Lições básicas, como por exemplo chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); o que fazer quando uma pessoa se engasga ou passa por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) também foram repassados aos alunos.
A diretora da E.E Galdino Pinheiro, Karla Reis Martins, comentou sobre os benefícios da ação. "Ele (Lucas Ferreira) sempre foi muito querido por alguns professores que ainda trabalham aqui na escola. Os ensinamentos de hoje (pontem) foram importantes e poderão ajudar outras pessoas ou até salvar vidas", explicou.
Além disso, após as aulas teóricas, os estudantes fizeram simulações de procedimentos de primeiros socorros com a ajuda da equipe responsável pelo projeto.
*Texto supervisionado pelo editor.