O índice de evasão dos cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) no Alto Tietê é de 2,9%. Os polos foram implantados nas cidades da região no início do ano. Ao todo, foram abertas 1.550 vagas, e apenas 45 inscritos abandonaram as aulas. Das 1.505 pessoas que frequentam as aulas, a maior parte, 445 cursam Pedagogia. O levantamento foi divulgado pela Univesp.
No Alto Tietê, as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano contam com polos da universidade. O número de vagas por município fica entre 100 e 200 oportunidades. As aulas são a distância.
A Univesp oferece cinco cursos na região. O maior número de vagas fica concentrado em Pedagogia, que está presente em todas as nove cidades atendidas. Das 450 oportunidades disponibilizadas por meio de um vestibular realizado em janeiro, 445 estudantes continuam frequentado as aulas, o que equivale a uma evasão de apenas 1,1%, a menor registrada por curso na região.
As aulas de Tecnologia em Gestão de Pública, realizadas em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec), atraíram 250 pessoas no início do ano. Até agora, apenas quatro estudantes abandonaram o curso, o que represa um índice de 1,6% de evasão no primeiro semestre.
A maior taxa de desistência na Univesp do Alto Tietê foi registrada no curso de Licenciatura em Matemática. As aulas são realizadas em apenas três municípios da região: Arujá, Poá e Salesópolis. Essas cidades perderam respectivamente um, dois e dez alunos. Percentualmente, a evasão foi de 8,6%. Das 150 vagas ofertadas, 13 pessoas deixaram de assistir às aulas.
O curso de Engenharia da Produção disponibilizou 350 vagas na região, deste total 338 pessoas ainda estão matriculadas, o que representa um índice de 3,4% de evasão. Já a Engenharia da Computação, que contava com 350 inscritos no início do ano, agora, possui 339 estudantes, o que equivale a um percentual de 3,1% de desistência na região.