Será inaugurado oficialmente hoje o portal japonês (torii) instalado na entrada do Parque Centenário da Imigração Japonesa, localizado na avenida Francisco Rodrigues Filho, sem número, em Cezar de Souza. O evento está marcado para às 11 horas e deve contar com a presença de representantes do Bunkyo de Mogi das Cruzes, da Prefeitura e de convidados.
O torii foi doado para o município pelo empresário Norihito Matsuda e sua esposa, proprietários da empresa mogiana MN Própolis, em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que serão completados no próximo dia 8 de junho.
A doação do monumento foi intermediada pela entidade Bunkyo de Mogi das Cruzes, juntamente com as secretarias municipais de Cultura e do Verde e Meio Ambiente.
O portal tem 10 metros de altura e 11 metros de largura, começou a ser construído em dezembro do ano passado e foi finalizado em março. Localizado na entrada do parque, o torii é um dos símbolos da cultura japonesa. Segundo a tradição oriental, o monumento marca a entrada de locais importantes ou sagrados.
O anúncio da doação do torii para instalação no Parque Centenário foi feito pelo presidente do Bunkyo mogiano, Frank Tuda, durante discurso de abertura do Festival da Cultura Japonesa, realizado em dezembro.
"Essa doação do torii é muito importante para a história da comunidade no município, já que é um dos símbolos japoneses mais significativos. Os proprietários da MN Própolis estão muito felizes em contribuir com essa herança cultural para a cidade", disse o presidente do Bunkyo.