O novo contrato de gestão da atenção básica à saúde da família começou a vigorar ontem em Santa Isabel. Na última sexta-feira, a Prefeitura firmou contrato com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco. A organização social já atuava na operacionalização e gerenciamento dos serviços de Estratégia e Saúde da Família (ESF) no município e venceu o processo licitatório para permanecer até o final do ano.
Serão R$ 771.962,47 mensais para que a Caminho de Damasco além das oito unidades de ESF passe a fazer a gestão também das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ainda se mantenha preparada para assumir a futura Unidade de Saúde da Família no bairro Jardim das Acácias, após o término das obras. "Nos últimos três meses esta entidade trabalhou de forma emergencial e apresentou bons resultados, através de um plano de ação que vem aumentando a procura pela atenção básica. Focar na prevenção é garantir mais qualidade de vida à população", disse a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto (PRB).
O quadro completo de funcionários deve ser mantido, com um médico generalista, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, um dentista, um auxiliar de dentista, dois auxiliares administrativos e um de limpeza. Já nas UBSs, a previsão é de mais médicos, com mais horas de dedicação, além de aumentar e aperfeiçoar o atendimento odontológico e garantir a possível ampliação de ações e serviços de saúde de acordo com as necessidades do município.
Durante a assinatura do contrato estavam os representantes da entidade Johnny Silva e Luis Antônio Picerni, bem como a prefeita e os secretários Cleber Kerchner (Saúde) e José Heleno Pinto (Gabinete). "Com a gestão única da atenção básica de saúde é possível melhorar e ampliar ainda mais o primeiro atendimento para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)", ressalta o representante da Caminho de Damasco, Johnny Silva.
Licitação
A licitação para contratação da organização social ocorreu em dezembro do ano passado, com 15 entidades interessadas que estavam habilitadas e foram chamadas para participar do processo. Além da vencedora Caminho de Damasco, duas outras organizações sociais compareceram ao chamado, mas somente a primeira chegou no horário agendado. Nenhuma apresentou pedido de impugnação do resultado.