Os moradores do Jardim Universo, em Mogi das Cruzes, pedem a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas mais ampla na localidade. Uma proposta de construção está nos planos do vereador Diego de Amorim Martins (PMDB), o Diegão, e será formalizada à Prefeitura em breve. A ação tem o objetivo de proporcionar mais melhorias à população, diz o parlamentar.
O Jardim Universo já tem um Pronto Atendimento na rua Dom Luiz de Souza, 136, porém, muitos moradores gostariam que ele fosse ampliado ou que um novo fosse construído. É a opinião da costureira Vera Lúcia Ribeiro Bocchi, de 63 anos. "O posto daqui não está suportando muita gente. Essa ideia de construir um novo lugar é maravilhosa. Espero que o posto seja construído rapidamente", comentou.
O vendedor de imóveis Juafran Roberto Soares da Silva, 38, afirma que a medida irá trazer mais benefícios para os moradores do Jardim Universo e arredores. "Só temos um posto funcionando aqui e muitos moradores, de outros bairros próximos, vêm ser atendidos neste local. O atendimento é bom, mas o que prejudica é a demanda, porque são muitas pessoas e o posto não comporta todo mundo", disse.
O vereador Diegão conta que, com a ajuda dos vereadores Antonio Lino (PSD) e Mauro Araujo (PMDB), estão à procura de um local para sugerir à Prefeitura a construção. "Estamos com uma região de 4 mil metros quadrados, mas ainda precisamos formalizar melhor. Com uma nova construção, não seria preciso fechar o Pronto Atendimento e não iria atrapalhar a população", informou.
De acordo com o parlamentar, a proposta está em vias de formalização ao prefeito Marcus Melo (PSDB) e a previsão é de que seja entregue ao chefe do Executivo no ano que vem.
Vale lembrar que a região do distrito de Brás Cubas, onde está inserido o Jardim Universo, deverá ser beneficiada ainda com uma Maternidade Municipal. Uma indicação a respeito foi apresentada pelo vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, para que fosse criada uma comissão especial, com o objetivo de instalar uma nova maternidade ou ampliar a existente na Santa Casa da cidade, visto o problema recente da superlotação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. O local provável para a instalação da Maternidade Municipal seria o prédio do antigo Fórum de Brás Cubas. (R.J.*)
* Texto supervisionado pelo editor.