O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB), determinou que as ações de prevenção às chuvas fossem ampliadas no município para que as tempestades não façam novas vítimas, uma vez que cerca de 120 famílias tiveram suas casas alagadas no último final de semana. Uma das medidas solicitadas pelo tucano é que todos os córregos da cidade sejam vistoriados e que novas limpezas sejam feitas. Além disso, a Defesa Civil reforçará o monitoramento em todas as áreas de risco.
Essa semana uma reunião foi realizada entre o grupo de trabalho montado para dar apoio às vítimas das enchentes com objetivo de agilizar os atendimentos e prevenir novos estragos. "Estou visitando todos os bairros afetados e já pedi para as equipes responsáveis que fizessem novamente a limpeza dos córregos que já foram obstruídos novamente por conta do lixo. Volto a pedir a colaboração e apoio da população na fiscalização da limpeza dessas áreas para que possamos minimizar os impactos causados pela chuva", afirmou Mamoru.
Desde segunda-feira, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão nas ruas fazendo a limpeza das vias e dos córregos do município, que no ano passado haviam sido desobstruídos, mas que já se encontram com lixo novamente. A Defesa Civil tem acompanhado o volume de água pelos pluviômetros espalhados em sete pontos da cidade e também está em alerta.
Equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) estão visitando as famílias afetadas e as inserindo nos programas e projetos sociais do município, bem como fazendo a oferta de colchões, roupas, material de limpeza, produtos de higiene, dependendo da necessidade. Entre os bairros atendidos estão: Vila Bartira, Monte Belo, Jardim Fiorelo, Jardim Miray, Aracaré.