Em quase um mês de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio realizou 7.037 atendimentos. Deste total, 6 mil foram para clínico geral e os outros 1.037 referem-se a pediatria. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e compreendem os atendimentos registrados entre os dias 31 de outubro, data da inauguração oficial, e ontem, 27 de novembro.
Ainda segundo o levantamento, dos 6 mil atendimentos realizados com o clínico geral, 5.150 deles foram classificados com as cores azul ou verde. Ou seja, tratam-se de casos que não correspondem a urgência e emergência e que poderiam ser avaliados até mesmo em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), os chamados postos de saúde, por meio de uma consulta agendada. Outros 857 pacientes foram classificados com as cores amarela e vermelha, que indicam a real necessidade da ida ao Pronto Socorro.
Já em relação aos casos remetidos à pediatria, 922 deles foram classificados com as cores azul e verde. Apenas 115 se enquadraram no perfil de urgência e emergência.
O balanço aponta ainda que dos 7.037 atendimentos realizados, 134 deles necessitaram da realização de algum procedimento; 153 precisaram que o paciente permanecesse em observação. Além disso, apenas 53 transferências da UPA para um hospital foram necessárias. "Se compararmos o número de atendimentos com a quantia de transferências feitas em menos de um mês, pode-se notar a resolutividade da UPA, que está preparada e equipada para atender os mais variados tipos de situação. Nós não temos os números concretos do quanto o funcionamento dessa unidade auxiliou no desafogamento do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, mas só por estes dados é possível ter uma noção. Se não existisse a Upa, grande parte desses 972 casos de urgência e emergência seriam encaminhados para um hospital", explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusátis.
Para ele, os índices alcançados até o momento são mais do que positivos. "A UPA vem cumprindo com o seu objetivo. Em média, foram 280 atendimentos realizados diariamente. E o melhor, com um bom atendimento, com profissionais capacitados e uma ótima estrutura para atender a todos os pacientes", concluiu.