Após reunião com membros da Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, os alunos da Escola Estadual Professor Cícero Antonio de Sá Ramalho, que está localizada na Vila Monte Belo, decidiram permanecer na unidade. O grupo de cerca de dez pessoas ocupa a unidade desde a noite do domingo passado.
A reportagem apurou com professores que o motivo da ocupação é a mudança de escola dos alunos do ensino médio e do ciclo II do ensino fundamental.
O objetivo da Secretaria de Estado da Educação é que a instituição receba apenas o ciclo I, mas os estudantes alegam que as distâncias para as novas unidades são muito grandes. As transferências se darão para as escolas Zilda Braconi, na Vila Bartira, e Vila Arizona I, no Jardim Zélia.
"A previsão era fechar a unidade, mas ouvimos a população e suspendemos a medida. Nós oferecemos uma outra escola também próxima para transferência, uma segunda opção, mas os alunos não aceitaram. Nós pedimos uma contraproposta da parte deles, mas nada foi apresentado. Eles dizem que só aceitam a suspensão da reorganização, mas aí não se trata de um diálogo como eles pedem, mas sim um monólogo onde só uma parte pode falar", explicou o dirigente de ensino de Itaquá, Marly Rodrigues Siqueira.
De acordo com ela, um novo diálogo será aberto nesta segunda-feira com os alunos. "Nós percebemos que existe um grupo que permanece o dia todo do lado de fora dando suporte para os estudantes. São professores que têm interesse que nada mude na escola e até pré-candidatos para a eleição de 2016. Os alunos tem um discurso padrão dentro de um certo contexto comum. De qualquer forma vamos continuar dialogando". (C.M.)