O Brasil vive uma epidemia de dengue, porém, nos últimos meses, o País passou a registrar casos de outras duas doenças muito semelhantes. Elas atendem pelos nomes de chikungunya e zika. Mas, apesar de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, as doenças são diferentes.
De acordo com o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes, Jefferson Leite, as três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. No caso da chikungunya e da zica, podendo também ser transmitidas pelo Aedes albopictus (presente em áreas rurais).
"Os sintomas são muito semelhantes, porém, apresentam pequenas diferenças. No caso da dengue, os sintomas mais comuns são febre alta e dores de cabeça. As pessoas que adquirem chikungunya apresentam fortes dores nas articulações, principalmente nos dedos, punhos e tornozelos. Já a zica, os sintomas são muito parecidos com as outras duas doenças citadas, porém mais fortes, onde o indivíduo pode apresentar até diarreia, sinais de conjuntivite, coceiras ou manchas avermelhadas no corpo", explicou o especialista.
Leite, que também faz parte do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue, comentou sobre os três registros dos primeiros casos de chikungunya diagnosticados em Mogi das Cruzes. "Os casos eram importados. Ou seja, a doença teria sido contraída na Bahia e Alagoas. O grande problema, por se tratar de um vírus, é que sempre existe um risco para a população", afirmou.
O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) também comentou sobre os três casos confirmados de chikungunya e destacou que a notícia desperta a atenção na cidade. "Os casos são de pessoas que vieram de fora, mas o problema é que elas podiam ter sido picadas pelo mosquito, enquanto estavam em Mogi, e a doença poderia ter se espalhado", destacou.
Segundo Leite, os mesmos cuidados para evitar a dengue devem ser feitos em relação ao chikungunya e a zika, como eliminar criadouros do mosquito dentro de casa, como caixas de água, vasos de plantas ou qualquer objeto, que possa acumular água parada. Ele ainda lembra sobre o surto de nascimento de bebês com microcefalia no Nordeste, que causa a má-formação do cérebro e sérias deficiências no desenvolvimento na criança. "Os casos ocorreram após a gestante ser picada pelo mosquito e contaminada pelo vírus zika. Em caso de sintomas, procure imediatamente um serviço médico", ressaltou. (Colaborou Luana Nogueira)