Com apitos, cartazes, personagens e carro de som, cerca de 80 funcionários da Secretaria de Saúde de Arujá chamaram a atenção de quem passou pela região central da cidade na manhã de ontem. A caminhada exigiu disposição, mas teve um motivo nobre: alertar a população sobre a importância dos cuidados com a dengue.
O percurso da atividade foi extenso, começou pela avenida Amazonas, seguiu pela Praça Bartolomeu Bueno, avenida Antônio Afonso de Lima, rua Rodrigues Alves (Câmara), Praça do Coreto e rua José Basílio Alvarenga (prefeitura), para depois retornar ao ponto de partida. Os participantes ainda passaram pela feira livre da rua Maranhão, fazendo seu alerta aos moradores.
A iniciativa, alusiva à Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, ganhou a aprovação de muitos. "Por mais que a gente saiba que tem que prevenir, é sempre bom ser lembrado. Afinal, são tantas tarefas no dia a dia, que vez ou outra a gente acaba esquecendo que precisa fazer a nossa parte", confessou a dona de casa Josélia Silva, ao observar a movimentação.
Ao lado dos agentes comunitários, da equipe de Controle de Vetores e Zoonoses e dos demais profissionais da Saúde, a secretária Clarinda Carneiro e a adjunta Miriam Miletti falaram de sua preocupação com a chegada do Verão. "É neste período que os números de casos de dengue triplicam. E por isso é tão fundamental que a população esteja ciente de seu papel", disse Clarinda.
"Estamos orientando a todos. A recomendação é para que moradores vistoriem os próprios quintais e cubram ou descartem objetos que possam acumular água parada. Devem ainda manter tampados baldes, tambores, tonéis, regadores de plantas, caixas d'água e demais recipientes. Vasos e objetos precisam ser mantidos de cabeça para baixo", lembra Miriam.