Os diretores da Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), Giovanni Pengue Filho, e da Ecopistas, Jeancarlo Mezzomo, se comprometeram ontem a buscar alternativas para viabilizar a implantação de mais um acesso à rodovia Ayrton Senna no distrito industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes.
O compromisso foi firmado durante reunião da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Distrito Industrial, coordenada pelo deputado Marcos Damasio, e é mais um passo rumo à valorização da região como área estratégica para o desenvolvimento do Estado de São Paulo, uma vez que esta é a última grande área de Zupi-1 da Região Metropolitana de São Paulo.
"O que deixamos muito claro é que o Taboão não é uma área qualquer. O governo tem de olhar para aquela região com um olhar diferenciado, com uma visão estratégica de investimento, de geração de emprego, renda, arrecadação", enfatizou Damasio.
O companheiro de partido, o deputado André do Prado, reforçou que a Frente não está pedindo um acesso para 10 ou 15 empresas, mas para uma área de 15 milhões de metros quadrados que tem a sua vocação industrial já estabelecida. "Não há no Estado outra área igual a essa para as grandes indústrias se instalarem e isso é um trunfo para o governo", completou.
Da mesma forma, o deputado estadual Estevam Galvão (DEM), que também é membro efetivo da Frente Parlamentar, defendeu que sejam feitos estudos para que mais um acesso seja implantado na região, devido à sua importância estratégica.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Mogi, Osvaldo Bolanho, e o vereador mogiano Juliano Abe também estiveram presentes e reforçaram a necessidade de investimentos no local, inclusive com a apresentação de mapas e algumas propostas. Ficou acertado que Prefeitura de Mogi e Artesp vão trocar informações e iniciar os estudos para buscar alternativas dentro da legislação vigente.