O Café com Mogi News desta terça-feira (12) traz uma entrevista especial com Daniella Melo, de 47 anos, especialista em desenvolvimento humano organizacional, que atua no programa "Mulheres na Direção", da JSL, entre outros treinamentos onde vem contribuindo para transformar vidas, incentivando outras mulheres a se capacitarem, desenvolverem novas habilidades e acreditar no seu potencial. Ela é um dos destaques do "Mês das Mulheres" no Café com Mogi News, produzido com apoio da Padaria Tita. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

"O programa, que a empresa onde eu atuo, é voltado para as mulheres e contribui para que elas cada vez mais acreditem no seu potencial e que lugar de mulher, realmente, é onde ela quiser. Se ela quer estar naquele lugar, é possível", destacou Daniella. Com base em Itaquaquecetuba, o "Mulheres na Direção" recebeu 600 inscrições e das 30 selecionadas, 12 realizaram o curso, que contempla não apenas habilidades técnicas para operação de veículos pesados, e também desenvolve o empoderamento positivo. O trabalho também abrange as lideranças, que são preparadas para receber essas mulheres na operação. 

 A história de Daniella, porém, vem da inspiração do pai que era instrutor de autoescola, e ela também seguiu a carreira, se especializando na preparação de motoristas profissionais, experiência, que juntamente com a sede de aprendizado, a fez ser contratada pela JSL como instrutora,  em 2014, chegando a líder e, em 2023, especialista em desenvolvimento humano organizacional, saindo do operacional para um ambiente mais estratégico das empresa.  Um dos conselhos que recebeu logo no início dessa trajetória foi não ter vergonha de admitir o que não sabia e estar sempre aberta para novos aprendizados. 

Daniella conta que não sofreu grande preconceito e sempre encontrei a generosidade dos homens em compartilhar o conhecimento. "Preconceito direto não, mas tive algumas certas validações, como checar o trabalho, um treinamento quando ia realizar os primeiros testes, mas hoje vejo não como uma avaliação da competência, mas um certo cuidado", destacou.  

Nessa trajetória, ela tem contribuído para desconstruir vieses: "Entendemos que todos temos vieses e os homens também pela educação, cultura, o ambiente, por isso antes de iniciar o programa, tivemos esse cuidado de construir um treinamento de desenvolvimento de liderança com foco nesse viés inconsciente e ajudamos os homens a descontruir".  

Hoje, além do treinamento com mulheres, ela também tem atuado com jovens aprendizes, e os dois programas tem foco em pessoas em vulnerabilidade social. "Minha meta profissional e pessoal, meu propósito é formar pessoas, descontruir vieses. Nós tiramos do social e trazemos para o econômico. Grande parte das contratadas nós buscamos através de Secretarias de Desenvolvimento Social, ONGs. Quando a gente transforma a vida de uma mulher, transforma do filho, de uma comunidade", ressalta Daniella, destacando que as mulheres devem se apoiar e somar forças com os homens. 

Daniella também destacou a força e estímulo que recebeu de sua avó e de sua mãe, assim como a filha, e ainda como faz questão de educar os filhos para que respeitem a diversidade. Lembrando que tudo é possível, com paixão e força de vontade, apesar dos desafios pelo caminho, ela destacou uma frase do fundador da JSL, empresa que tem orgulho de fazer parte, o saudoso empresário Julio Simões: "Não trema sem ver tremer".  

Em sua mensagem para as mulheres, que um dia espera ocupem cada vez mais cargos nos mais diversos setores, do operacional a gestão, ela disse: "Não deixem de acreditar nos seus sonhos, assuma a direção da sua vida, você é a condutora da sua vida. Eu ouvi uma frase uma vez: 'Há dois tipos de mulheres, as que são fortes e aquelas que ainda não descobriram a força que têm'. Minha mensagem é que se apoiem mais, ajudem, inspirem, encoragem mais mulheres".  

 

 

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98