O Café com Mogi News da próxima terça-feira (27) traz uma entrevista com Lucas Monteiro, escrivão de Polícia Civil, pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes, Demacro. O especialista fala sobre crimes cibernéticos e dá dicas de como não cair em golpes virtuais, que segundo ele, estão em constante evolução.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

No novo episódio do Café, com apoio da Padaria Tita, Monteiro fala sobre sua trajetória de mais de 20 anos, tendo atuado como plantonista e em seguida em equipes de investigação de delegacias territoriais na Zona Leste da capital, e foi chefe de Delegacias. Ele também passou pelo Departamento de Investigações Contra o Crime Organizado, DEIC, até ser convidado em 2018 para compor a equipe policial que coordena o Setor de Investigações Gerais de Mogi das Cruzes.
  
 O escrivão explica sobre o trabalho da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes e como funciona A SIG. ”A Delegacia Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes é um órgão da Polícia Civil do Estado de São Paulo, responsável pela coordenação das delegacias de polícia instaladas na região do Alto Tietê, ou seja, coordena as unidades policiais civis territoriais e especializadas nos municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis”.

O entrevistado destaca os crimes virtuais estão em constante evolução, com os criminosos utilizando tecnologia e os avanços de serviços e meios telecomunicações, em especial a internet. “Cada vez mais vemos os criminosos utilizarem a rede mundial de computadores para fins espúrios”, destacou. 

Para Monteiro, o crime cibernético é aquele que tem como alvo os sistemas de informação, como a invasão ou obtenção indevida de dados. Já os crimes praticados por meios digitais são todos em que apenas se utiliza do meio cibernético para a prática de um crime. “Todas delegacias devem deter conhecimento na investigação de crimes praticados por meio cibernético, como ameaças, ofensas, subtração de valores e golpes, praticados por meio eletrônico, restando a apuração de crimes propriamente cibernéticos às unidades de investigação mais por favor oi especializadas”, destacou.

Café

O episódio completo ficará disponível a partir das 10 horas da próxima terça-feira (27), no formato de vídeo e com destaques em texto. Acesse também os outros episódios das temporadas anteriores no www.portalnews.com.br e assista no canal do Portal News no YouTube


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98