A pandemia de covid-19 completa hoje (11) dois anos, e o sobe e desce das curvas de casos e óbitos ao longo deste período teve dois fatores como protagonistas: as variantes e as vacinas. Se, de um lado, esforços para desenvolver e aplicar imunizantes atuaram no controle da mortalidade e na circulação do SARS-CoV-2, do outro, a própria natureza dos vírus de evoluir, adquirir maior poder de transmissão e escapar da imunidade fez com que as infecções retomassem o fôlego em diversos momentos. Moldada por essas forças, a pandemia acumula, em termos globais, quase 450 milhões de casos e mais de 6 milhões de mortes, além de 10 bilhões de doses de vacinas aplicadas e 4,3 bilhões de pessoas com duas doses ou dose única, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). */

China detecta primeiro caso de pneumonia que, mais tarde, seria identificada como covid-19.

China identifica novo coronavírus e adota medidas restritivas para conter primeiro surto de covid-19.

Doença é registrada em todos os continentes. Brasil confirma primeiro caso em 26 de fevereiro.

11

OMS declara pandemia de covid-19.

É colhida a primeira amostra em que a variante Beta será detectada, na África do Sul.

Brasil vive primeiro pico de covid-19.

É colhida a primeira amostra em que a variante Alfa será detectada, no Reino Unido. Casos sobem na Europa nos meses seguintes.

É colhida a primeira amostra em que a variante Delta será detectada, na Índia.

É colhida a primeira amostra em que a variante Gama será detectada, no Brasil. Casos sobem no Amazonas no mês seguinte.

China, Estados Unidos, Israel, Reino Unido e outros países europeus iniciam vacinação contra a covid-19. Ao todo, 7 milhões de doses são aplicadas no mês.

18

OMS declara Alfa e Beta as primeiras variantes de preocupação.

Variantes Alfa, Beta e Gama provocam picos de casos e óbitos na Europa, África e nas Américas, enquanto vacinação dá os primeiros passos. Mundo tem semana mais mortal da pandemia, com 103 mil mortes.

11

OMS classifica Gama como variante de preocupação. Situação no Amazonas se agrava e sistema de saúde entra em colapso.

17

Brasil aplica primeira dose da CoronaVac, iniciando imunização contra covid-19.

Mortes caem no Reino Unido após pico da variante Alfa e avanço da vacinação em grupos prioritários. Britânicos chegam a 30% da população com primeira dose.

Com menos de 15% da população com a primeira dose, Brasil vive pico da variante Gama na maior parte dos estados. Doença chega a causar mais de 20 mil mortes por semana.

Curva de óbitos sobe de forma acelerada na Índia, com mais de 20 mil vítimas semanais. Variante Delta é designada variante de interesse. Em de 11 de maio, OMS eleva classificação para variante de preocupação.

Idade média das vítimas de covid-19 cai no Brasil com avanço da vacinação nos idosos. Cobertura vacinal com duas doses chega a 10% da população.

Variante Delta chega ao Brasil, mas óbitos e casos continuam em queda com avanço da vacinação e surto recente da variante Gama.

Brasil chega a 50% da população com a primeira dose e quase 30% com a segunda dose ou com dose única. Casos e óbitos voltam a patamar anterior ao pico da variante Gama.

Delta se torna variante dominante no Brasil. Vacinação chega aos adolescentes e óbitos caem ao menor patamar da pandemia.

26

OMS declara Ômicron variante de preocupação, menos de um mês após a primeira amostra ser detectada no sul da África.

Delta se torna variante dominante no Brasil. Vacinação chega aos adolescentes e óbitos caem ao menor patamar da pandemia.

Ômicron causa pico no Brasil, com média móvel de mais de 100 mil novos casos por dia, mas mortalidade não cresce na mesma proporção. Cobertura de duas doses ou dose única chega a 70% dos brasileiros

Casos voltam a cair em todo o mundo após pico. Especialistas apontam que cobertura vacinal somada ao grande número de casos recente criou imunidade híbrida

Agência Brasil

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News

-->

Temas