Mogi - Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado hoje, 1º de dezembro, o Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais está promovendo a 14º Campanha Estadual Fique Sabendo, durante toda a semana, com orientações e busca ativa de novos casos.

A campanha visa intensificar a realização de testes para detecção do vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), ampliando o número de pessoas que conheçam seu status sorológico; vincular as pessoas que vivem com HIV à unidade de referência para início imediato do tratamento; e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

Em Mogi das Cruzes, serão realizadas ações extramuros para a oferta de testagem. A equipe da UAPS 2, responsável pelo Programa, percorrerá casas de passagem, empresas e associações, num cronograma previamente elaborado.

Além disso, também está programada uma live em parceria com o Fórum LGBT Mogiano, com participação da coordenadora do Programa Municipal, a médica infectologista Márcia Chebel, onde serão abordados temas como tratamento e Prevenção Combinada. Será na próxima quinta-feira, às 20 horas, por meio do Instagram @dramarciachebel .

O público pode enviar perguntas com antecedência, se possível, para o whatsapp do Fórum Mogiano 95827-6569. É importante que o participante se identifique.

Prevenção Combinada

Conforme dados do Sinan-NET, Mogi tem registrado redução importante no número de novos casos de HIV positivos. Foram 95 casos em 2019, 62 em 2020 e 61 em 2021, até o momento. A diminuição pode estar associada à Prevenção Combinada, que consiste numa estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção.