Compartilhe
Abaporu, o mais famoso e valioso quadro de Tarsila do Amaral (1886-1973), volta a São Paulo, desta vez emprestado para a exposição Tarsila Popular, que será aberta ao público no início de abril no Museu de Arte de São Paulo (Masp).
A obra, que pertence ao Malba (Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires), esteve na capital paulista pela última vez em 2008, durante uma mostra especial da Pinacoteca.
Com curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, Tarsila Popular reunirá cerca de 120 trabalhos da artista, que teve importância central no movimento modernista brasileiro enquanto uma das responsáveis pela Semana de Arte Moderna de 1922.
A exposição faz parte do ciclo Histórias das Mulheres, Histórias Feministas, eixo temático do Masp em 2019, que, além de exposições, trará, ao longo do ano, filmes, workshops e palestras.
Nesse contexto, no mesmo dia, o museu abriu mostra sobre Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira que projetou, entre outros, o edifício da instituição. Além de Abaporu, estarão expostos outros quadros de Tarsila, como A Cuca, Operários e Manacá. Recentemente, A Lua foi adquirido pelo MoMA, museu de Nova York. (E.C.)
Cidades
São Paulo descarta segundo caso suspeito de Ebola após análise de amostras
Cidades
Prefeitura inicia oferta de serviços da Receita Federal no CIC Jundiapeba
Cidades
Câmara de Mogi aprova mudanças no programa Conduz
Cidades
Referência em Mogi, Parque Centenário será revitalizado e ganhará novos espaços
Cidades
Copa Junina Poá exibe Brasil x Haiti em mega telão de 50 m² nesta sexta-feira