Casa das Rosas
Para a Paulista Cultural 2019, a Casa das Rosas fez um programa baseado em suas duas características mais marcantes: o patrimônio histórico e arquitetônico e sua atuação no campo da literatura. Destaque para a oficina "Ocupando o Quintal: Tarde de Jogos", realizada às 14 horas. Nela, os participantes poderão conhecer mais sobre a Casa das Rosas e as histórias que compõem a memória deste espaço, a partir de jogos como o Jogo da Memória, De Mapa na Mão e Dominó de Palavras. Além disso, a tradicional Feira de Livros terá 20% de desconto em todos os títulos durante o evento.
Centro Cultural Fiesp
Além dos espetáculos teatrais "As Cangaceiras -
Guerreiras do Sertão" e "Tatá - O Travesseiro", e das exposições Leonilson: arquivo e memória vivos (na Galeria de Arte), Estado da Natureza (na Galeria de Fotos) e Solfejo (no Espaço de Exposições), o Centro Cultural Fiesp coloca o público da avenida para dançar com o show do guitarrista paraense Félix Robatto, em homenagem às origens da lambada, a partir das 16 horas. Uma animação simbolizando a união entre os organizadores da Paulista Cultural também toma conta da Galeria de Arte Digital, na fachada prédio, no final de semana do evento. Toda a programação em cartaz é gratuita.
Instituto Moreira
Salles
O IMS Paulista terá este ano uma programação variada durante todo o dia com oficina, caminhada fotográfica, sorteio de livros, apresentação musical de Bumba-meu-boi com o grupo Cupuaçu e exibição da cinebiografia de Sérgio Buarque de Hollanda por Nelson Pereira dos Santos. Além disso, estarão abertas para visitação três exposições dedicadas aos fotógrafos Marc Ferrez, Letizia Battaglia e Sergio Larrain, estas duas últimas recém-inauguradas.
Itaú Cultural
A programação do instituto terá show, às 19 horas, em homenagem ao músico inglês Nick Drake, na voz de Gui Amabis e Blubell, a Ocupação Gregori Warchavchik, mostra dedicada ao arquiteto que construiu a primeira casa modernista em São Paulo e a exposição "Consciência Cibernética Horizonte Quântico". Também apresentará as intervenções poéticas "Do Barro de Manoel", do grupo Teatro de Senhoritas, às 14 horas, 15h30 e 16h30, e a contação de histórias Caminho da Roça, com a Cia. As meninas do Conto, às 15 horas. Todas as atividades são gratuitas e os shows e espetáculos têm interpretação em Libras.
Japan House
São Paulo
Entre os destaques da programação para a Paulista Cultural, a Japan House São Paulo oferece, às 11 horas, uma oficina de Oniguiri, clássico bolinho de arroz que é parte da cultura gastronômica japonesa, com a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. Em seguida, o espaço promove uma palestra sobre a inovação no design japonês, às 14 horas, com a especialista Adélia Borges. Na área externa da instituição, durante todo o dia, haverá a venda de sorvetes de sabores tradicionais nipônicos como yuzu, matchá e caramelo de missô. Exclusivamente para a Paulista Cultural e a Japan House São Paulo, a chef Marcia Garbin, da Gelato Boutique, apresentará ainda um sabor exclusivo batizado em homenagem à instituição.
Masp
Neste domingo, o Masp oferece entrada gratuita a todos os visitantes, além de oficinas e shows gratuitos em seu vão livre. As atividades propostas dialogam com o eixo temático ao qual o Masp se dedica em 2019, "Histórias das mulheres, histórias feministas". O objetivo é apresentar diferentes trabalhos protagonizados por mulheres. Destaque para a oficina do coletivo Feminicidade, em que os participantes vão trabalhar em cartazes ao estilo lambe-lambe como ferramenta de expressão, às 15 e às 17 horas.
Sesc Avenida
Paulista
Entre as ações programadas para a Paulista Cultural, o Sesc Avenida Paulista traz como destaque o bloco Afro Ilú Obá de Min, grupo feminino que apresenta, às 17h30, cantos em yorubá e danças da cultura popular. Outra atração, às 14h30, é o espetáculo "Quem vem de longe", da Cia. As Graças, em que três mulheres carregam um monte de sapatos para criar um mapa povoado por seres que foram deslocados de sua terra natal. O espaço também terá aulas abertas de pilates (10h30, 12h e 14h), yoga (15h30), reflexologia (10h) e maratona de ritmos (14h30). A intervenção "Que lugar é esse?", às 11 horas, traz uma conexão com óculos de realidade virtual.