Neste sábado, a Praça do Carmo, em Mogi das Cruzes, receberá a Feira de Artes e Antiguidades. O evento faz parte da programação do Festival de Inverno Serra do Itapety e reunirá peças exclusivas e que carregam as suas histórias, além de abrigar atrações artísticas, gastronômicas e culturais. A atividade ocorre também no dia 29, sempre das 9 às 14 horas. A entrada é gratuita.
De acordo com Agnes Arruda, representante do Espaço Retrô Mogi e que está atuando em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade para a realização do evento, a feira também é uma atividade de fomento à arte e à cultura em Mogi.
"Participam expondo e vendendo peças alguns antiquaristas e curadores artísticos da cidade, além de convidados. São eles, o antiquário do Michel, antiquário do Lucas e da Michele, Encontro das Artes, além dos Espaço Retrô e Espaço Retrô Mogi", detalhou.
O fotógrafo mogiano Pedro Chavedar, que integra o coletivo fotográfico Everyday Mogi, também vai estar presente na feira. Ele estará vendendo algumas de suas fotografias, produzidas ao longo de sua carreira. São imagens em diversos tamanhos e valores.
No local, poderão ser encontrados pinturas, bibelôs, adornos, esculturas, trabalhos em madeira e outras diversas peças de arte em geral. Além delas, antiguidades poderão ser vistas, desde porcelanas até objetos maiores, como peças de automóveis, eletroeletrônicos, móveis, luminárias e muitos mais. "São peças únicas e exclusivas e que podem fazer novamente parte do dia a dia de alguém", comentou Agnes.
Segundo a organizadora, este tipo de atividade já ocorre com mais frequência em outras cidades da região, por isso tem tudo para dar certo em Mogi."A ideia é que a atividade aconteça sempre e que as pessoas passem a participar cada vez mais. Queremos tornar a Praça do Carmo um local de vivência e movimentar o turismo no município, trazendo novas atividades", disse.
Conforme finalizou Agnes, duas datas já estão confirmadas para ocorrer a Feira de Artes e Antiguidades após o encerramento do festival. São elas, os dias 23 e 30 de setembro, a princípio, no mesmo local e horário. Mais informações pelo telefone 99919-6098.
Outras programações
Ainda hoje, das 9 às 11 horas, ocorre no Parque Centenário o curso de "Cuidados com as Orquídeas no Inverno". Às 15 horas, haverá o Café Literário no Centro Cultural, com a obra "Precisamos Falar Sobre Kevin". Mais tarde, às 17 horas, será lançado o audiolivro "Poesias Íntimas", de Odete Sanchez, gravado no EMAM. Às 19 horas, o Centro Cultural retoma com o 2º Cine Kaki. Por fim, às 20 horas, haverá o lançamento do CD "Segredo", de Alex Constantino.