Amanhã, às 20 horas, a Sala Multiuso Wilma Ramos, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes (praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, centro), recebe o espetáculo "Mariela". A atividade faz parte da programação do Festival de Inverno Serra do Itapety e está sendo realizada pelo programa Núcleo de Artes Cênicas do Sesi da cidade. A entrada é gratuita.
A programação do festival segue até domingo, dia 30, com diversas apresentações culturais. Mais informações pelo site www.cultura.pmmc.com.br.
De acordo com a organização do espetáculo, "Mariela" é uma recriação do dramaturgo Ilo Krugli da passagem bíblica "O Círculo de Salomão", no qual duas mulheres disputam o filho. Nesta versão, o texto é caracterizado por uma linguagem de contos de fadas e retrata a figura de uma condessa rica que estava enjoada de sua boneca. Mariela, por sua vez, é uma menina pobre. A partir disso, surge o conflito e é preciso decidir por qual mulher escolher.
O programa Núcleo de Artes Cênicas do Sesi, que se solidificou nas unidades da instituição espalhadas pelo Estado de São Paulo, promove a expansão do imaginário lúdico e criativo dos participantes, e tem por objetivo utilizar a linguagem teatral como ferramenta para a conscientização individual, melhorando a qualidade de vida dos jovens e adultos, colaborando para o exercício da cidadania.
Além de toda a sua importância social, o programa cultural do Sesi possibilita o momento mágico em que artistas e público se reúnem, e juntos, são capazes de somar experiências e criar novos mundos.
30 anos
O Sesi Mogi das Cruzes comemora neste mês 30 anos do seu Núcleo de Artes Cênicas, ambiente para o aprendizado teatral da instituição. O programa do Sesi-SP é considerado um dos mais importantes projetos de iniciação teatral no País. É por meio dele que muitas pessoas puderam explorar o mundo do teatro e viver experiências enriquecedoras de autoconhecimento e intersecção entre o público e os artistas.
Além disso, o Núcleo é considerado um dos mais expressivos programas de formação em cultura das unidades Sesi em todo o Estado e atende mais de cinco mil alunos por ano. Atua na promoção da qualidade de vida, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil com a vivência teatral. (*Texto sob supervisão do editor)