A música invade hoje, às 20 horas, o Teatro Vasques (rua Dr. Corrêa, 515, largo do Carmo) com uma apresentação do Coral Canarinhos do Itapety, que este ano completa 15 anos, e da Banda Sinfônica Mário Portes, sob a regência do maestro Pedro Henrique Santos Laurentino. O evento gratuito integra a programação do Festival de Inverno Serra do Itapety, que também tem hoje o lançamento do CD "Arena MC", às 19 horas, no Centro Cultural de Mogi. Mais informações no site www.cultura.pmmc.com.br.
Sob a regência da maestrina Solange Urbano, 60 canarinhos apresentarão um repertório que inclui algumas canções do CD "Canarinhos de Todas as Raças". O trabalho, com direção artística e regência da maestrina, traz uma coletânea de canções cantadas por Canarinhos de várias gerações, e em diferentes idiomas, como hebraico, inglês, francês, latim, indígena e australiano. O lançamento está marcado para o dia 18 de novembro, no evento comemorativo dos 15 anos do Coral.
Inicialmente agendado para o dia 7 de outubro, a comemoração teve a data alterada em virtude da participação no Festival Nacional de Coros Infantis e Jovens -
Gran Finale 2017, que será realizado entre 6 e 9 de outubro. Em novembro, os Canarinhos contarão com a participação da Banda Boigy, da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, do maestro Niquinho, entre outros convidados.
Antes, no dia 30 de setembro, está programado o IX Encontro Intermunicipal de Regentes de Coros de Mogi das Cruzes, uma realização do projeto e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, que envolverá especialistas em canto coral, regentes, professores da rede de ensino, coralistas e amantes do segmento.
Trajetória
Desde sua criação em 2002 até o ano passado, o projeto atendeu a 13.766 crianças e adolescentes. Segundo Solange, na atual temporada o Coral prossegue na preparação de novos integrantes. Alguns participantes da primeira formação, hoje são músicos e professores do projeto e de grupos musicais da região.
Ao longo dos anos, foram lançados alguns CDs e DVDs, que antecedem o CD "Canarinhos de Todas as Raças", além da oportunidade de dividir o palco com grandes nomes da música popular, como Guilherme Arantes e Elba Ramalho. "Mais do que a finalização dos trabalhos em palco, o projeto enfoca os bastidores, com a parceria de pais, lideranças de bairro, equipes escolares, o poder público e a sociedade civil, juntos, na formação de valores, no resgate de crianças e adolescentes em situação de risco social, na formação integral do ser", finaliza Solange.