A partir desta sexta-feira, o auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), em Mogi das Cruzes, recebe a nona edição de um dos principais eventos de dança da região. Trata-se do Festival Alto Tietê de Dança, uma realização da escola de dança Regina Ballet, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que terá como destaque neste ano, mais uma vez, a seleção de bailarinos para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O Cemforpe fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55, Mogilar. Mais informações no site www.festivalaltotietedanca.com.
A pré-indicação para a Escola do Teatro Bolshoi acontecerá já na sexta-feira, no período da manhã, conforme a idade dos bailarinos envolvidos e previamente inscritos. Já os resultados serão anunciados no sábado, também dentro do festival. Professores da Escola Bolshoi no Brasil estarão presentes no júri e, além das pré-indicações, ministrarão cursos, palestras e workshops ao longo do festival. Lembrando que o Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo e a unidade no Brasil é única existente fora da Rússia.
As primeiras apresentações de dança, começam às 19 horas desta sexta-feira com as modalidades clássico (solo, duo, tros e quatre), variação de repertório, conjunto repertório, pas de deux e grand pas de deux. Já no sábado, haverá apresentações de dança do ventre, dança popular e sapateado a partir das 15 horas e a partir das 17h30, as modalidades livre, clássico e neoclássico.
No domingo, as apresentações começam às 15 horas e vão reunir street dance, jazz, contemporâneo e dança de salão. Em todos os dias haverá um júri formado por profissionais de reconhecida atuação no segmento da dança avaliando as apresentações e fazendo as indicações aos prêmios, que serão entregues individualmente aos 1º, 2º e 3º lugares de todas as modalidades e categorias.
De acordo com os organizadores, o Festival vai reunir nesta 9ª edição um total de 816 bailarinos, número este que supera a participação na edição do ano passado. Mais uma vez, não haverá cobrança de entrada e, para conseguir acesso, basta aos interessados fazerem a doação de um agasalho, diretamente na porta do evento ou então na sede da escola de dança. Toda a arrecadação será destinada à Campanha do Agasalho 2016, do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.