A Livraria Cultura do Conjunto Nacional e as Edições Sesc São Paulo promovem, neste sábado, a partir das 15h30, o lançamento do livro "O Tapa no Arena: Repertório em Imagens" (Editora Sesc), do fotógrafo mogiano Claudinei Nakasone.
Um dos mais respeitados grupos de teatro brasileiros, com dezenas de peças encenadas e diversas premiações recebidas ao longo de sua trajetória, o Tapa ganha um importante e perene registro fotográfico de Nakasone, com textos do crítico de teatro Valmir Santos, da atriz e diretora Clara Carvalho e do ator e professor Guilherme Sant'Anna. A livraria fica na avenida Paulista, 2073, Bela Vista, em São Paulo. O evento é gratuito.  
Fundado em 1979, no Rio de Janeiro, numa época em que a profissionalização do teatro estava começando, o Teatro Amador Produções Artísticas, ou grupo Tapa, foi criado pelo diretor Eduardo Tolentino, à frente da companhia até os dias atuais. Durante esses 37 anos, o grupo encenou mais de 60 peças, de nomes como Jean Genet, Tennessee Williams, Luigi Pirandello, Eugene O'Neill, Nicolau Maquiavel, Anton Tchekhov, Jean-Baptiste Molière, William Shakespeare, Henrik Ibsen e Bertold Brecht.
Entre as premiações, o Tapa já recebeu os prêmios Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp), Shell, Molière, Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e Mambembe. Atualmente, eles estão em cartaz no Rio de Janeiro, no Teatro Caixa Cultural, com "Anti-Nelson Rodrigues", e em São Paulo, com "Doze Homens e Uma Sentença", de Reginald Rose, no Teatro Aliança Francesa (rua General Jardim, 182, Vila Buarque).
Durante 2013, o grupo vencedor do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet iniciou uma longa programação intitulada "Tapa no Arena" - uma ponte na história, registrada por Nakasone, que trouxe para o espaço montagens como "A Mandrágora", de Nicolau Maquiavel; "Credores", de August Strindberg; "A Moratória", de Jorge Andrade; "De Um ou De Nenhum", de Luigi Pirandello; "O Anti-Nelson Rodrigues", de Nelson Rodrigues, entre outras.
Ao aliar o teatro e a fotografia, Nakasone mostra a energia e a força do gesto de cada ator diante da plateia e todo o trabalho do diretor e dos colaboradores para os espetáculos acontecerem. Após muitos anos acompanhando o grupo e assistindo a seus espetáculos, o fotógrafo defendeu uma dissertação de mestrado sobre o Tapa em 2001, considerada o primeiro trabalho acadêmico sobre a companhia. 
Trajetória
Além de ator, pesquisador de teatro e fotógrafo de diversos segmentos (publicidade, gastronomia, arquitetura, natureza, ensaios, entre outros), Nakasone é formado em publicidade e propaganda e mestre em artes cênicas. Sua carreira teatral foi iniciada na companhia de Teatro da Universidade de Mogi das Cruzes (TUMC), onde atuou por 11 anos.
Professor de fotografia há 20 anos, lecionou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo (Febasp), na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), na Faculdade Cásper Líbero (FCL) e na Universidade Paulista (Unip). Atualmente, é professor na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e na Universidade São Caetano do Sul (USCS).