"Gosto da noite, só eu e ela. Gosto da rua, só ela e eu". Versos simples e profundos como os do poema "Noite" são a marca registrada da escritora Maria de Fátima dos Santos Oliveira, de 61 anos. Nesta terça-feira, dia 26, seu primeiro livro, "Meu Mundo ... as Poesias", será lançado no Casarão do Carmo (rua José Bonifácio, 516, Centro Histórico), em Mogi das Cruzes a partir das 19h30, integrando as atividades do grupo Entremeio Literário, do qual faz parte. A entrada é gratuita. No lançamento, o livro será vendido por R$ 15.
O livro traz 79 poesias que foram escritas ao longo de seis anos. Para Maria, o lançamento é um sonho realizado. Nascida na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, ela chegou a Mogi das Cruzes em 1986. Durante 10 anos, trabalhou como catadora de materiais recicláveis, o que lhe permitiu fazer alguns cursos na área de beleza e estética. Mas, apesar da rotina dura, ela sabia que sua realização pessoal estava na arte. Em 2007, Maria de Fátima foi procurada por uma revista feminina de São Paulo para contar a sua história. Ela ficou muito feliz, mas ainda não era o que queria, seu sonho era cantar e fazer teatro.
Em 2010, participou de aulas de teatro durante as Oficinas de Inverno, oferecidas pela Secretaria de Cultura de Mogi. "Lá, me deram um poema do Auro Malaquias, que é o bibliotecário e escritor da cidade. Eu me apaixonei por poesias e comecei a me interessar", detalhou. Ela frequentou as aulas de teatro com Carlos Barboza, canto com Aline Chiaradia e, em 2015, estreou a apresentação musical "Dandara dos Palmares e o Rei Negro", com letra de sua autoria. 
Mesmo tendo estudado até o 5º ano do Ensino Fundamental, Maria não desistiu. Em um caderno, anotava seus poemas nos momentos de inspiração. Depois, os textos foram revisados por amigos. "Eu acho que minha história pode inspirar outras pessoas a ir em busca dos seus sonhos. Minha obra é simples, mas estou feliz", disse ela, que hoje não trabalha mais na coleta de recicláveis.