A música erudita toma conta hoje da Praça do Cruzeiro, no centro de Biritiba Mirim. Às 20 horas, a Orquestra Sinfônica Jovem da cidade faz uma mostra do projeto iniciado em novembro do ano passado. "Esta será uma mostra cultural para o divulgar o projeto. Montamos uma apresentação de Natal e apareceram vários alunos interessados em aprender um instrumento, então demos continuidade. Hoje são mais de 30 alunos a partir de sete anos de idade que aprendem instrumentos de sopro, corda e percussão", conta o diretor da orquestra, Diogo Rafael Barrabazza França.
O maestro titular é Cleber Felipe. Isabel Cristina Gardelini e Eliane Prado Gomes apoiam a iniciativa, que faz parte do projeto musical e social "Sinfonia na Cidade".
Segundo França, esta é uma ação social criada por um grupo de amigos, voltada para atender os munícipes que tenham interesse em aprender um instrumento. Os professores são todos voluntários. A Prefeitura de Biritiba apoia a iniciativa, oferecendo o Centro de Convenções para os ensaios que ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 19 às 21h30. As aulas são agendadas.
A ideia é ampliar o projeto, por isso estão abertas as inscrições para os interessados em participar, que devem entrar em contato com França pelo telefone 97521-5306 para mais informações. Os cursos são gratuitos. Um próximo evento está previsto para o dia 30 de abril, com um concerto que deve abrir oficialmente a programação da orquestra biritibana.