Em meio a um período em que as mulheres lutam para conquistar cada vez mais o seu espaço na sociedade, na Literatura não poderia ser diferente. A prova disso é o lançamento da antologia "Mais Uma", que será realizado hoje, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, às 19h30, na Livraria Boigy. Além de uma noite de autógrafos com as autoras da obra, o evento terá um sarau, com a declamação de poemas e a participação do músico Márcio Lee. O espaço cultural fica na rua José Bonifácio, 485, no centro de Mogi. A entrada é gratuita.
Com a participação de 35 escritoras, "Mais Uma" é composto por textos que abordam a feminilidade, o amor, o relacionamento entre mães e filhos, a participação das mulheres na sociedade e a presença delas em atividades antes praticadas apenas por homens. O projeto foi criado pelo Entremeio Literário em novembro de 2014.
De acordo com a Carla Pozo, coordenadora da iniciativa, há mulheres de todas as idades participando do projeto, que destaca o olhar feminino. "A antologia conta com publicações de mulheres de 16 a 75 anos, que são ativas na Literatura. O livro não aborda o poder das mulheres e, sim a forma que enxergamos o mundo. O lançamento ocorre bem no Dia Internacional da Mulher, mostrando que o sexo feminino tem um domínio amplo da sociedade", ressalta.
Ainda segundo a escritora, a antologia é a única composta por textos escritos somente por mulheres. "É algo renovador e recebemos constantes elogios por isso, ainda mais pelo visual que o livro traz. A obra mostra que estamos em movimento, apesar de ainda sermos vítimas de rótulos, e foca na vivência de cada escritora perante a sociedade que vivemos", revela.
Para a escritora Miriam Amélia, que tem cinco livros publicados, a mulher ainda está em processo de conquista, tanto na Literatura quanto em outras áreas da sociedade. "O processo é lento e está levando certo tempo para as mulheres conquistarem ainda mais o seu espaço. Acredito que vamos conseguir chegar lá", destaca. Na antologia, ela tem três poesias publicadas. Uma fala sobre a rotina da mulher, abordando o fato de ser dona de casa e mãe de família; a outra sobre o amor, e a terceira sobre o Dia das Mães.
Exposição
A partir deste sábado e até o dia 31 de março, o Terminal Central recebe uma exposição com os textos de "Mais Uma", por meio de uma parceria entre o Entremeio Literário e a Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes. "Conquistamos mais um espaço, onde as mulheres ganham voz. É uma felicidade poder montar essa exposição, que contará com um texto de cada mulher participante da antologia", finaliza Carla.