Com a finalidade de aproximar a classe artística e a comunidade dos assuntos culturais de Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Cultura está desenvolvendo, desde o dia 10 de novembro, o Diálogo Aberto, que coloca em pauta a Lei de Fomento à Cultura e o Plano Municipal de Cultura. Em um total de dez encontros, os primeiros foram realizados no Centro Cultural de Mogi, no Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania, e na Escola de Artes AJPS. O próximo ocorrerá hoje, às 19 horas, no Coletivo do Morro, localizado na rua Major Arouche de Toledo, 356, no centro.
De acordo com o secretário de Cultura, Mateus Sartori, as reuniões não serão realizadas apenas pela pasta. "O Diálogo Aberto é uma construção coletiva. A Secretaria convida as pessoas a participarem dessa mobilização social, porém, elas podem se reunir em seus bairros e debater. Os encontros promovidos pela pasta estão dentro do cronograma e do horário das equipes envolvidas. Ao todo são dez reuniões. Queremos visitar todos os espaços de cultura da cidade, mas não temos mais agenda para este ano", comenta.
A ideia de desenvolver o projeto surgiu por meio de uma lei de 2010, que institui o Sistema Nacional de Cultural, e determina que as cidades contem com planos e sistema municipais de cultura. Os municípios precisam atender a exigência até 2020. "Queremos ouvir as pessoas em dois assuntos: Plano Municipal de Cultura, como queremos a cidade daqui dez anos; e a Lei de Fomento à Cultura, em que o artista encaminha um projeto para a Secretaria de Cultura, que é realizado com recurso do município", revela.
Os interessados em cadastrar os seus projetos podem acessar o site www.cultura.pmmc.com.br, clicar na guia "Diálogo Aberto" e selecionar as opções "Lei de Fomento à Cultura" ou "Plano Municipal de Cultura", e preencher uma ficha de inscrição. A página da Secretaria de Cultura, que está sendo reformulada, contará com fóruns virtuais, em que vão discutir temas específicos. O primeiro será na semana que vem e terá como assunto a criação de uma lei municipal para artistas de rua. (G.P.)