O público mogiano acaba de ganhar mais um motivo para visitar o Parque Centenário, em César de Souza. Desde o dia 1º de setembro, o espaço público está recebendo a exposição "Almoço na Relva", do artista plástico mogiano Maurício Chaer. São 14 obras no total, que resultam de três anos do trabalho do artista. A mostra, que fica em cartaz até março de 2016, pode ser conferida gratuitamente por todos os frequentadores do parque e é uma realização das Secretarias Municipais de Cultura e do Verde e Meio Ambiente.
As obras que compõem a exposição, a exemplo de muitas outras assinadas por Chaer, foram confeccionadas em ferro, cimento e receberam acabamento com pastilhas vidrotil. É uma linha que o artista vem adotando há cerca de dez anos e que serve bem ao propósito de revitalizar e decorar espaços da cidade -
tanto que muitas já estão instaladas de forma permanente em praças e parques do município e, muito em breve, outras mais serão. A mostra possui também três bancos-escultura, com desenhos orgânicos, incitando movimento e que representam outra vertente do trabalho do artista, de recuperar e revitalizar bancos antigos, geralmente em estilo barroco.
Para o artista, poder mostrar seu trabalho em um espaço tão visitado como Parque Centenário é uma oportunidade única. Ele destaca ainda outras características do parque, que contribuem diretamente para o sucesso da exposição. "O Parque Centenário hoje é uma das melhores vitrines para a divulgação do nosso trabalho, portanto fiquei muito feliz com a oportunidade. Além disso, o parque tem muito espaço, o que permite que as obras sejam expostas com um distanciamento umas das outras. Isso possibilita que as pessoas olhem de perto ou deem um passo para trás e apreciem de uma certa distância. É uma dinâmica muito interessante, que não é possível em qualquer lugar", destaca.