O cotidiano é repleto de situações e acontecimentos únicos e que, muitas vezes, com a correria do dia a dia, passam despercebidos. O caminho do trabalho, uma pergunta que alguém lhe faz, a rotina semanal, ou até mesmo os problemas que surgem em nossas vidas. Tudo isso, quando visto com um outro olhar, serve de inspiração artística. Foi o que aconteceu com o paranaense João Farias de Oliveira, que reuniu humor e rima em histórias consideradas corriqueiras de sua vida e das pessoas ao seu redor. Já são cinco livros publicados pelo autor: "Rimas e Versos", "Versos com Humor", "Exaltando a Deus", "Café e Humor" e "Textos Rimados".
Morando em Mogi das Cruzes desde 1969, e trabalhando como atendente no Fórum da cidade há 28 anos, Farias começou a escrever por prazer e como forma de distração. "Eu trabalhei durante muitos anos no turno da noite no Fórum de Mogi, e como a movimentação era menor, eu sempre acabava escrevendo versos com rimas sobre alguma coisa que eu via ou que tinha acontecido por aqui. Escrevia em qualquer papel que eu achava mesmo. Lembro que no início nem guardava os meus escritos, achava que era bobagem", conta.
Segundo o autor, anos se passaram escrevendo sem guardar os seus versos, até que seu amigo Leandro Bertoldo teve a oportunidade de ler alguns deles e reconheceu o seu talento, se oferecendo para ajudar na editoração e até na publicação de seus escritos. "Outras pessoas foram lendo e gostando também. Hoje em dia, no Fórum todos gostam de ler e sempre dão boas risadas, afinal sempre coloco coisas que acontecem por aqui mesmo. São muitas pessoas de vários lugares passando pelo mesmo local. Isso sempre rende uma rima", explica Farias.
Pelo talento em fazer os colegas sorrirem com suas rimas, o autor considera seu dom voltado mais para o humor que para a escrita em si. "Meus textos são sempre cômicos. Gosto de transformar as mazelas da vida em versos que fazem rir", afirma. A inspiração foi tanta que dos cinco livros do autor, quatro foram escritos e lançados no ano passado. O último, que recebeu o título de "Textos Rimados", apesar de também ter sido escrito no decorrer de 2014, foi lançado em janeiro deste ano.
Novidade 
Mas Oliveira não pretende parar tão cedo. O novo livro, que já está em andamento, e a expectativa é que seja lançado em dois meses. "Já estou acabando o sexto livro, que deverá se chamar 'Crônicas Diárias'. A produção está sempre em continuidade. Com tantas histórias que o cotidiano proporciona, provavelmente vou sempre lançar algo de três em três meses", planeja o escritor.
Os livros podem ser adquiridos pela internet, por meio do site www.clubedeautores.com.br, no qual inicialmente são liberadas 30 páginas para a visualização. "Liberamos as páginas para que os leitores conheçam um pouco sobre o livro antes de comprá-lo. Já estamos com cerca de duas mil visitas no site", comemora Oliveira. De acordo com o autor, essa nova forma de publicação facilita muito o acesso ao público e a divulgação das obras.