Os professores que participaram da capacitação do Dat - Formando o Cidadão do Futuro ressaltaram a importância de levar o jornal à sala de aula devido à sua atualidade, aos assuntos que fazem parte do cotidiano e de temáticas que envolvem a realidade dos alunos. Em Poá, grande parte dos educadores faz uso do jornal, mas, para eles, cada encontro é uma oportunidade para renovar as ideias para aproveitar ainda mais esse suporte. "Ler jornal desde criança muda o pensamento dos pequenos e ajuda no desenvolvimento da leitura. Acho importante a criança ter contato com esse suporte, e eles adoram. Neste ano, eu quis participar desta capacitação para conhecer ideias diferentes para levar para a classe. Quero entender como trabalhar com o jornal nas diferentes faixas etárias", aponta Ana Lucia Cinta, professora adjunta do Ensino Fundamental I na Emeb Carolina Ribeiro.
Da mesma opinião compartilha o professor Rodrigo Aparecido dos Santos, que leciona Ciências no Ensino Fundamental II na Emeb Estância Hidromineral de Poá. "O jornal promove a participação dos alunos, que se sentem motivados a discutir os assuntos atuais. Fazemos leituras em círculo, e depois eu observo se eles possuem dúvidas de interpretação, se entenderam o que o repórter quis dizer, e tento relacionar a notícia com os conteúdos abordados em classe. Eles gostam, a aceitação é satisfatória. Para este ano, espero que a turma veja a importância do texto jornalístico e a sua proximidade com o cotidiano deles", conta.
Já o professor de Língua Portuguesa Marcio Morais, que leciona para as turmas do Ensino Fundamental II
da Emeb Cybele Paiva Valsecchi, pretende explorar ainda mais a leitura com esse meio de comunicação. "Eu espero desenvolver esse hábito, fazer com que os alunos gostem de ler, para, assim, desenvolver o seu senso crítico. O desempenho dos professores nesse projeto é grande, eles são criativos e fazem atividades diferenciadas. Eu espero explorar essas ideias e passar a levar o cotidiano do jornal para a sala de aula. Penso em várias dinâmicas, já imaginei fazer uma paródia de um telejornal usando notícias do Dat, por exemplo, utilizando outros mecanismos", planeja. (S.C.)