Após a reunião com os gestores das escolas municipais de Biritiba Mirim, na última semana foi a vez de os educadores dessas mesmas unidades participarem da primeira formação do Dat -
Formando o Cidadão do Futuro. O encontro, realizado na Emef Nelson de Oliveira Camargo, reuniu representantes das oitos escolas de Ensino Fundamental I, que, sob orientação das coordenadoras do projeto, foram apresentados à dinâmica da iniciativa, às ações que serão realizadas ao longo deste ano e, para dar início ao incentivo ao trabalho com o jornal em sala de aula, receberam as primeiras sugestões de atividades que podem ser aplicadas com esse veículo de comunicação.
Num primeiro momento, todos conheceram a proposta do Dat - Formando o Cidadão do Futuro, que, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação, a coordenação, gestores, educadores e alunos, promove o incentivo ao aprendizado em inúmeras áreas do conhecimento com o apoio do jornal. Mais que incentivar a leitura, escrita e a interpretação, tem como objetivo explorar as habilidades e potencialidades dos alunos por meio de atividades que ajudem na formação plena dos jovens estudantes e ao mesmo tempo revelar, destacar e prestigiar os talentos nos espaços educativos.
Num segundo momento, a coordenação apresentou as seções do jornal Dat e a nomenclatura jornalística, apontando a linguagem, características e especificidades desse gênero discursivo. E, para finalizar, os educadores colocaram os seus conhecimentos em prática. Três dinâmicas em grupo destacaram as editorias presentes no jornal, os assuntos nelas abordados e, por fim, a terminologia utilizada no meio jornalístico.
Positivo
A primeira formação do projeto regional atendeu às expectativas dos participantes, que esperam por mais um ano produtivo e repleto de aprendizagens significativas com o apoio do Dat. Fernanda Cardoso, coordenadora da Emef Regina Celia Freire de Almeida e Mello, destaca a potencialidade desse suporte midiático. "O jornal é um dos meios de comunicação mais antigos e ao mesmo tempo um dos mais atuais. Ele dinamiza a comunicação e transmite importantes informações. Por isso acredito na sua importância em sala de aula. Muito do que é divulgado pode ser associado ao que desenvolvemos em aula. Espero que esse projeto ajude nossos professores a explorar cada vez mais esse suporte, e os nossos alunos a utilizá-los no dia a dia", destaca a educadora.
Já a coordenadora da Emef João Cardoso de Siqueira Primo, Bruna Elisa de Melo, espera que o projeto ajude na formação de leitores e bons escritores. "Espero um retorno positivo na escrita da criança de acordo com as atividades que trabalharemos nos encontros e colocaremos em prática em sala de aula. Que neste ano os professores continuem levando o projeto a sério e vejam o jornal como um material importante para ativar a produção de texto e dinamizar o ensino. Um suporte que pode, aliás, ajudar os educadores a despertar em seus alunos o prazer pela leitura. Começar a explorar os textos curtos e depois os mais longos pode ser um dos caminhos. E o Dat pode ser utilizado nesta tarefa", finaliza.