A leitura de imagens foi o assunto abordado nas capacitações com os educadores que participam do Dat - Formando o Cidadão do Futuro. Depois dos representantes da rede de ensino de Biritiba Mirim, chegou a vez de os profissionais da rede de Poá participarem do encontro que, mais que explorar as fotos divulgadas no jornal, destacou a sua importância, relevância, técnicas essenciais e as inúmeras mensagens por elas transmistidas.
Realizada na Secretaria de Educação de Poá (SME), a capacitação reuniu educadores das 27 unidades do Ensino Fundamental I e II, escolas que há 8 anos participam ativamente do Programa Jornal e Educação do Grupo Mogi News de Comunicação. Na formação, as coordenadoras apresentaram quatro propostas de atividades elaboradas com o jornal Dat. Realizadas em grupo, elas trabalharam a interpretação das fotografias que ilustram as matérias jornalísticas. Mais que entender o processo de produção da notícia e das fotos que a complementam, uma das sugestões que despertou a atenção dos educadores foi a que eles tiveram de se colocar no lugar de um fotógrafo. Com os celulares em mãos, o grupo deu uma volta pela área onde fica a Secretaria Municipal de Educação. Os educadores tinham de voltar à sala com a sugestão de uma notícia e o seu registro por meio de uma imagem feita em seus aparelhos.
Cada grupo ficou responsável por uma editoria, e coube aos integrantes trazerem notícias sobre Variedades, Esportes, Cidades, Polícia e muito mais. A atividade foi um sucesso. Além das fotos, todos escreveram uma matéria, seguindo o lead jornalístico, com a informação apurada. Durante a apresentação, todos acompanharam a imagem correspondente e avaliaram se estavam condizente ao fato mencionado. Um exercício que explorou várias habilidades e, ainda, fez uso de um suporte tecnólogico que pode auxiliar as atividades em sala de aula: o celular.