A pouco mais de uma hora e meia de distância, cerca de 70 quilômetros da região do Alto Tietê, o Museu da Bíblia (MuBi) de Barueri, em São Paulo, está aberto para visitação de forma gratuita. Resultado de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Prefeitura Municipal de Barueri, o Museu da Bíblia é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. O objetivo do espaço é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando os vários aspectos: culturais, éticos, religiosos e acadêmicos.

O local, que passou por reformas durante o período da pandemia da (Covid-19), conta com uma área de 900 m², integrada a um Centro de Eventos, o MuBi também reúne uma Biblioteca, com mais de 17 mil títulos. No ano que vem o espaço comemora 20 anos.

De acordo com o gerente do Museu da Bíblia, reverendo Mário Rost, "o Museu temático da Bíblia se dedica a contar como o Livro se formou e ultrapassou séculos, sempre acompanhando a humanidade no cultivo de valores civilizatórios que moldam a cultura ocidental."

Ao longo de mais de 50 anos, a SBB reuniu um acervo e levou adiante o que já se mostrava como vocação natural: colocar tudo à disposição da comunidade, promovendo educação e cultura por meio das Escrituras Sagradas. Por volta do início dos anos 1980, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, o espaço não atendia às expectativas. Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.

Utensílios e culturas dos tempos bíblico
Utensílios e culturas dos tempos bíblico - Divulgação

O MuBi surgiu sob a marca do pioneirismo, não só por seu valor histórico, mas também por sua concepção, que seguiu o conceito de arquitetura inclusiva. Assegurando total acessibilidade aos portadores de deficiências, seu projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes.

Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações para todos os tipos de público. O MuBi também abriga uma loja, com lembranças personalizadas e publicações da SBB. Todos os recursos provenientes das vendas são destinados à manutenção do MuBi.

Inaugurada em 17 de outubro de 2006, a Biblioteca do MuBi reúne um acervo com mais de 17 mil obras relacionadas às Escrituras Sagradas. Ocupando uma área de 225 m², é a maior do gênero do Hemisfério Sul, igualando-se em importância à Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalada por iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas.

Foi implantada com o objetivo de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas para os quais já foi traduzida e se tornar um centro de referência de novas traduções.Na Biblioteca do MuBi, podem ser encontrados exemplares da Bíblia em mais de mil línguas, além de obras raras e acadêmicas, entre as quais se destacam a Bíblia Hebraico-latim, de 1546; a Bíblia Sacra Vulgata, edição de 1669; e Histórias das Línguas - The Bible House, de 1911. Para compor esse acervo tão diverso, a SBB recebeu cerca de 10 mil publicações das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). Essas obras estavam guardadas na Sociedade Bíblica Americana, em Nova Iorque.

Além da Bíblia em diversos idiomas, o acervo é formado por outros itens, entre os quais livros, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotos, sempre focados no assunto principal: a Bíblia. Há, ainda, obras de Teologia e de literatura devocional, assim como material de referência bíblica, tais como dicionários, enciclopédias, concordâncias e crítica textual.

O Museu da Bíblia, localizado na avenida Sebastião Davino dos Réis, 672, na Vila Porto, em Barueri, recebe visitantes de Terça a sexta, das 9 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4168-6225 ou no site https://sbb.org.br/museu-da-biblia/