As judocas de Mogi das Cruzes, Aine Shmidt, 19 anos, e Gabriela Clemente, 17 anos, embarcam hoje para San Jose, capital da Costa Rica, local onde será disputado o Campeonato Pan-Americano de Judô nas categorias Sub-18 e Sub-21. A competição começa amanhã e vai até o dia 21.
Aine, que atualmente defende o clube do Pinheiros (SP), vai integrar a seleção brasileira Sub-21. Já Gabriela, representante do União (RS), faz parte do selecionado Sub-18. Ambas começaram a praticar judô na equipe do Mogi/Chiao/Judô, de Mogi das Cruzes, orientadas pelo sensei Paulino Namie.
Apesar de jovens, as duas judocas foram convocadas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para integrar a equipe de apoio do Brasil que disputou os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Ambas deixaram ontem o país sede do Pan com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. De lá, vão direto para Costa Rica. Uma verdadeira maratona dentro dos aviões. "Já estou acostumada, são muitas viagens, e isso faz parte da rotina de atleta", disse Aine, judoca da categoria até 70kg e que, em Toronto, ocupou a reserva da experiente Mayra Aguiar, medalhista de prata na competição. Gabriela, atleta da categoria até 48kg, foi suplente de Nathália Brigida, judoca que garantiu uma medalha de bronze no Canadá.
A oportunidade foi um claro indício de que a CBJ enxerga as mogianas como grandes promessas para os ciclos olímpicos de 2020 e 2024.
"Foi uma experiência muito diferente do que estou acostumada. Não imaginava o quanto era trabalhoso ser apoio e, tive que estar 100% disponível, para que a Mayra Aguiar pudesse trabalhar tudo que precisava em relação as suas adversárias. Vivenciei toda a preparação no Canadá até ela ganhar a medalha. Isso só serviu para alimentar mais ainda a minha vontade de ser profissional. Agora o foco total é na competição da Costa Rica", destacou Aine.
Pensamento parecido tem Gabriela, judoca que também sonha em voltar a um Pan-Americano como titular da seleção adulta. "Foi muito bom apoiar a seleção principal em Toronto. Sei que, com dedicar, posso chegar no patamar das titulares", falou a mogiana.
Mundial
Além de disputar o Pan-Americano Sub-18, Gabriela também foi convocada pela CBJ, na quarta-feira, para representar o Brasil no Campeonato Mundial Sub-18, que será disputado entre os dias 5 e 10 de agosto, em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. "Minha expectativa para esse Mundial está muito positiva. Vou dar o meu melhor e, com toda a certeza, sair com a medalha de ouro", disse a confiante Gabriela ao site da Confederação Brasileira de Judô.