Candidato a prefeito de Suzano pelo PSOL, Caian Zamboto quer unir experiência, com a candidata a vice-prefeita e ex-secretária de Saúde na cidade, Célia Bortoletto, com a ideia de uma nova cidade que, em suas palavras, seria uma “Suzano de verdade”, com justiça social, inclusão e sustentabilidade. Entre os projetos que defende estão o programa Tarifa Zero no transporte, ações voltadas às pessoas em situação de rua, segurança nas escolas, educação inclusiva e melhorias na saúde. 

“O nosso projeto ‘Suzano 50’ propõe uma reorganização estratégica das políticas públicas, conectando-as de forma a superar as desigualdades sociais, reorganizar o território, enfrentar a especulação imobiliária e combater o crime organizado. Este é um convite para que todos despertem para um novo futuro em Suzano, onde a experiência, o cuidado com as pessoas e o compromisso com um futuro melhor se unem para construir uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável”, destaca o candidato, que representa a coligação Desperta Suzano (PSOL, Rede, PDT), e seu plano de governo.

Caian Zambotto, candidato a prefeito 

Caian Zambotto, 32 anos, advogado e morador de Suzano desde o nascimento. Formado pela Universidade de Mogi das Cruzes e especializado em Direito do Trabalho, Previdenciário e Público, Caian tem 9 anos de experiência com seu escritório em Suzano. Atuou como assessor jurídico da Santa Casa e foi Diretor Jurídico do Cioeste. Atualmente, preside a Comissão de Esportes e Lazer da OAB local. Casado, pai de três filhos e evangélico, ele quer restaurar o dinamismo da gestão do ex-prefeito Marcelo Candido. 

Célia Bortoletto, candidata a vice-prefeita 

Célia Bortoletto, ex-secretária de Saúde de Suzano e candidata a vice-prefeita pelo PSOL, é formada em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes e possui especializações em Saúde Pública, Gestão Pública e Direito. Iniciou sua carreira pública em São Paulo e atuou como secretária adjunta do ex-ministro da Saúde e atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 

SAÚDE 

Reestruturação da Rede de Atenção à Saúde: Revisar privatizações, expandir a Estratégia de Saúde da Família e modernizar ambulatórios para atendimento integrado. 

Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS): Melhorar Unidades Básicas de Saúde e promover programas de prevenção com participação comunitária.

Aprimoramento da Gestão e Controle Social: Reforçar conselhos de saúde, realizar auditorias e formar parcerias para inovação. 

Integração e Inovação Tecnológica: Modernizar a gestão com tecnologia digital e telemedicina para melhorar a eficiência. 

EDUCAÇÃO 

Priorização do Ensino Infantil e Fundamental: Eliminar a fila por vagas em creches e melhorar a qualidade. Ações incluem expandir a oferta de vagas, melhorar a infraestrutura escolar e qualificar os profissionais da educação.

Qualidade da Alimentação Escolar: Garantir refeições nutritivas e equilibradas para todos os alunos. Ações incluem auditorias periódicas e fortalecimento das políticas de alimentação. 

Educação Inclusiva: Garantir acesso à educação de qualidade para todos, independentemente de suas necessidades. Ações incluem modernizar o programa de educação inclusiva e adaptar a infraestrutura das escolas. 

SEGURANÇA

Fortalecimento da Guarda Municipal: Profissionalizar e capacitar toda a Guarda até 2025, com ênfase em direitos humanos e atendimento humanizado. Oferecer formação contínua em mediação de conflitos e proteção a grupos vulneráveis. 

Proteção e Apoio às Vítimas de Violência: Criar um centro especializado para mulheres e vítimas de violência até 2025. Integrar serviços de assistência social, saúde e segurança pública em um único espaço. 

Estruturação da Defesa Civil: Desenvolver um plano de contingência para áreas de risco. Capacitar a equipe e melhorar a infraestrutura.

MOBILIDADE 

Melhoria das Conexões Viárias: Melhorar os acessos entre Palmeiras e Bertioga e entre a região do Gardênia e Mogi das Cruzes, para facilitar o trânsito de pessoas e mercadorias. 

Infraestrutura para Empreendimentos e Turismo Rural: Desenvolver novas infraestruturas para apoiar o crescimento econômico e o turismo sustentável nas áreas rurais. 

Tarifa Zero no Transporte Público: Implementar gradualmente a tarifa zero no transporte público para promover inclusão social e mobilidade sustentável.

Ônibus 100% Elétrico: Eletrificar toda a frota de ônibus em 10 anos.

EMPREGO 

Promoção da Economia Local: Fortalecer o comércio e a indústria para gerar empregos e criar uma economia resiliente. Economia Criativa e Inovação Cultural: Incentivar a produção cultural e a geração de empregos no setor. 

Fomento ao Empreendedorismo e à Inovação: Criar um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios e tecnologias. 

Agência Suzano Digital: Implementar uma moeda digital para promover a inclusão financeira e o comércio local. 

Economia Circular e Sustentabilidade: Integrar resíduos agrícolas e industriais em uma rede sustentável.

MORADIA 

Nova Economia e Habitação: Incentivar novas oportunidades de negócios e moradia no quadrilátero central da cidade para estimular o desenvolvimento econômico e a revitalização urbana. 

Regularização na Região do Jardim Gardênia Azul: Implementar um programa de urbanização social com chamamento público e apoio internacional, visando integrar áreas informais ao tecido urbano formal e melhorar a infraestrutura local. 

Regularização no Gardênia Gleba II: Envolvimento em processos judiciais para garantir a regularização fundiária, assegurando segurança jurídica e posse da terra aos moradores.