O Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, receberá o espetáculo gratuito de lançamento do álbum "Do Carimbó ao Chamamé", projeto inédito que une dois grandes nomes da percussão brasileira – Edu Ribeiro e Ari Colares – ao renomado quarteto de cordas Ensemble SP. Será no dia 7 de novembro, sexta-feira, às 20 horas. E no dia 27 de novembro, o disco chegará às plataformas digitais. O Vasques fica na rua Dr. Côrrea, 515, Centro. 

A proposta é ousada: fundir a diversidade rítmica da percussão brasileira com a sofisticação da música de câmara europeia. O resultado é uma sonoridade inovadora, que percorre ritmos tradicionais do Brasil, do carimbó paraense ao chamamé gaúcho.

A percussão é primitiva, ligada à sobrevivência da nossa espécie. O corpo, as mãos, tudo virou instrumento. Aos poucos, objetos também. Batidos uns contra os outros, chacoalhados, raspados, a variedade só aumentou com o passar do tempo. Instrumentos de tamanhos diferentes produzem sons diferentes usando conceitos de timbre e altura que são o início da teoria musical. Isto é cultura, conjunto de códigos e hábitos compartilhados por uma comunidade, portanto, para grupos diferentes teremos ideais de ritmos e timbres diferentes. O Brasil é um fenômeno peculiar, pois aqui convergiram conceitos da percussão europeia, afro-brasileira e nativa brasileira, resultando em uma riqueza incomparável.

Para contar essa história brasileira de uma maneira diferente, do carimbó paraense ao chamamé gaúcho, o quarteto de cordas Ensemble SP se juntou a dois pesquisadores que, não por acaso, são alguns dos maiores percussionistas do país, o baterista Edu Ribeiro e o percussionista Ari Colares. Juntos, os seis músicos esmiuçam vários ritmos percussivos e trazem um panorama musical do nosso país de uma forma muito viva e original 

O projeto é fomentado pelo ProAC Editais e realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Governo Federal. 

Mais do que um disco, Do Carimbó ao Chamamé é um mergulho na riqueza cultural brasileira. Através de composições autorais, o sexteto apresenta uma leitura contemporânea dos ritmos tradicionais, valorizando sua força ancestral ao mesmo tempo em que os reinventa com arranjos sofisticados e fusões inesperadas.

Edu Ribeiro

Edu Ribeiro é baterista, compositor e vencedor de dois prêmios Grammy. Com uma carreira internacional sólida, já tocou com grandes nomes da música brasileira e mundial e atua também como educador e coordenador na EMESP.

Ari Colares

Ari Colares é percussionista e pesquisador de ritmos populares brasileiros. Com mais de 40 anos de experiência, atua como educador e coordenador de pós-graduação em percussão na Faculdade Santa Marcelina, além de integrar projetos de intercâmbio cultural com países da América Latina, África e Ásia.

Ensemble SP 

O Ensemble SP é formado por músicos de destaque da música de câmara brasileira – Marcelo Jaffé, Betina Stegmann, Nelson Rios e Rafael Cesário. O grupo é conhecido por sua versatilidade e excelência, com atuações em importantes festivais e universidades no Brasil e no exterior.