A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, recebe a exposição itinerante "Favela é Giro", promovida pelo Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico. A mostra apresenta um olhar artístico e autêntico sobre a vida nas favelas, reunindo obras de diversos artistas e coletivos que retratam a cultura e o cotidiano dessas comunidades através da fotografia, do audiovisual e da xilogravura.
Após passar por cidades como Goiânia (GO), Vitória (ES) e São Sebastião (SP), Ferraz de Vasconcelos é a única cidade do Alto Tietê escolhida para sediar a exposição. A iniciativa valoriza a identidade e a potência cultural das favelas, promovendo a diversidade e dando voz às narrativas que muitas vezes são invisibilizadas.
Com curadoria de Bruna Gregório foram selecionadas, ao todo, 20 obras que celebram as favelas brasileiras, explorando suas complexidades, belezas e desafios. O time de pesquisa e co-curadoria é composto pela artista e pesquisadora Xica, de Goiânia, pela fotógrafa Ana Luzes, de Vitória, e pelo rapper, pesquisador musical, ator e professor Brenalta MC, de São Sebastião. Destaque também para os ferrazenses: Fabrício Augusto, Micke Tranbiks, Anubis, Silas Nascimento e Lucas Bezerra.
Para Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, o projeto Favela é Giro contribui para ampliar a percepção que as pessoas têm sobre as favelas, unindo artistas, tecnologia e conexões humanas. "Estamos expondo as obras de artistas locais, contribuindo para dar visibilidade à arte periférica e para impulsionar a economia criativa, além de levar arte e cultura para a população que vive na nossa área de atuação, que é uma das nossas prioridades", reforça.
"Receber a exposição Favela é Giro no Centro Cultural Castelo Zenker é uma grande satisfação. Estamos contentes em reafirmar a potência cultural das favelas e proporcionar ao público a oportunidade de reconhecer a diversidade, a criatividade e a identidade desses territórios", comenta Ana Rosa Augusto, Secretária de Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcelos.
A exposição estará em cartaz até 10 de abril, no Centro Cultural Castelo Zenker, localizado na Rua do Castelo, 25, Jardim do Castelo. O espaço estará aberto para visitação gratuita de terça a sábado, das 9 às 16 horas, oferecendo ao público uma experiência imersiva e enriquecedora.
Mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo número 4677-7238.