Neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, destaque para profissionais de grandes empresas que são inspiração para milhares de outras mulheres. Na Suzano, produtora mundial de celulose e referência na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, Fabiane Fernandes, coordenadora de Qualidade, lidera o time do Laboratório de Qualidade da fábrica de Mogi das Cruzes. Já Talita Coutinho integra a equipe do Centro de Operação Integrado (COI) da EDP. 

A Suzano destaca a atuação das mulheres em ciência e tecnologia com o fortalecimento da presença feminina em suas operações. Na unidade de Mogi, onde Fabiane atua, são produzidos papéis higiênicos e outros itens de higiene e cuidados pessoais. A área conta com 15 profissionais, dos quais nove são mulheres.

Com mais de 20 anos de experiência no setor industrial, Fabiane destaca a importância de atuar em uma companhia que valoriza o desenvolvimento de todas as pessoas e estimula a equidade. Para ela, ocupar esse espaço é motivo de orgulho e inspiração.

“Quando comecei, havia poucas mulheres no setor industrial. Hoje vemos um avanço significativo, com profissionais em diferentes funções, da operação à liderança. Na Suzano, temos incentivo contínuo para evoluir técnica e pessoalmente”, afirma.

Para ela, ocupar esse espaço é motivo de orgulho e inspiração. “Sei o quanto isso pode motivar outras mulheres. Meu conselho é que busquem seus sonhos e não desistam. Há cada vez mais oportunidades e é fundamental que cada mulher se reconheça capaz de ocupar seu lugar”, finaliza.

Setor elétrico 

Pela EDP, o COI, onde Talita trabalha, é a área responsável pelo monitoramento do fornecimento de energia para mais de 2,2 milhões de clientes nas regiões de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.

Se dedicando ao setor elétrico há quase dois anos, Talita trocou o curso de direito pela engenharia elétrica. Mãe de três filhas e casada há 10 anos, concilia a rotina familiar e os estudos com uma função que exige agilidade, responsabilidade e equilíbrio emocional. No seu dia a dia no COI, atua com foco nos serviços programados de ligação ou desligamento da energia, porém, em dias de eventos climáticos severo, Talita se dedica ao atendimento às ocorrências emergenciais, priorizando a segurança da população e equipes técnicas.

Sua trajetória no setor elétrico começou quando decidiu fazer uma transição de carreira, sair da faculdade de Direito e se candidatar a uma oportunidade na concessionária de energia sem conhecer profundamente a área. A experiência despertou o interesse pelo segmento e a motivou a buscar formação técnica para crescer profissionalmente.

Para Talita, a maternidade é também uma força no ambiente de trabalho. “Ser mãe e esposa é, ao mesmo tempo, um grande desafio e minha maior motivação. Essas responsabilidades me ensinaram organização, resiliência e equilíbrio — valores que levo também para a minha vida profissional”, afirma. 

Ela destaca ainda a importância do ambiente que encontrou ao longo da jornada. “Ser ouvida por líderes e gestores e contar com uma equipe parceira faz toda a diferença. Procuro sempre cuidar da minha saúde mental e espiritual para desempenhar meu trabalho com excelência e dar o meu melhor todos os dias”, completa.

Com orgulho da própria trajetória, Talita segue motivada a evoluir constantemente, equilibrando carreira e família com dedicação e propósito.


FOTO GALERIA - Para Fabiane, ocupar esse espaço é motivo de orgulho e inspiração