A agenda de trabalho de 2026 do Conselho do Comércio Varejista, órgão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), terá início em Mogi das Cruzes, reunindo, nesta sexta-feira (16), às 11h, lideranças empresariais e autoridades para discutir estratégias conjuntas voltadas para o fortalecimento da economia estadual. O evento será na unidade II da Prefeitura de Mogi (Pipa HUB), que fica na rua Francisco Franco, 133, Centro.  

O encontro reúne empresários de diferentes regiões do Estado, além de autoridades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+). O objetivo é promover o alinhamento estratégico e a construção de soluções para os desafios econômicos, legais e estruturais enfrentados pelo varejo.

Valterli Martinez, presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Alto Tietê (Sincomércio), e anfitrião do encontro, destaca que a reunião visa discutir as propostas de políticas públicas municipais e regionais, além de exemplificar o papel da entidade empresarial na dinâmica econômica da cidade. A iniciativa reforça, ainda, a atuação da FecomercioSP em defesa de um ambiente de negócios mais competitivo e favorável ao investimento, condição essencial para a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico no Estado paulista. 

“Mogi e região têm um protagonismo importante na nossa rede empresarial. Por isso a decisão de abrirmos o ano aqui”, afirma Antônio Deliza Neto, presidente do Conselho do Comércio Varejista da Federação. Além de discutir temas de interesse direto do varejo, como cenário econômico e legislação, a reunião fortalece a representatividade sindical patronal, ampliando a capacidade de atuação em defesa do setor. A presença das lideranças municipais também evidencia o papel do Comércio como vetor de desenvolvimento. 

Ao promover o diálogo entre empresários, sindicatos e Poder Público, o conselho da FecomercioSP reafirma o seu compromisso com a construção de iniciativas que incentivem o empreendedorismo, a segurança jurídica e a melhoria contínua do ambiente de negócios em todo o Estado. 

FecomercioSP 

A entidade reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobilizase pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.