O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ficará mais caro em 2026 em cidades do Alto Tietê. Ferraz de Vasconcelos terá a maior correção da região, de 5,17%. Já as cidades de Itaquaquecetuba, Suzano e Poá vão adotar o mesmo índice de reajuste, de 4,68%, e Guararema, será de 4,18%. Mogi das Cruzes, por sua vez, aplicará a menor correção entre as cidades pesquisadas pela reportagem, de 2,82%. As cidades oferecem descontos para pagamentos à vista. A entrega dos carnês deve ser realizada na região entre este janeiro e março.
Ferraz
O IPTU, segundo a Prefeitura de Ferraz "não terá aumento real", mas passará por correção monetária de 5,17%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O reajuste é o maior entre as cidades da região pesquisadas. Segundo a administração municipal, os carnês serão entregues no endereço cadastrado dos contribuintes até 20 de março, data de vencimento da parcela única ou da primeira parcela.
A Prefeitura informou ainda que contribuintes sem dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2025 terão desconto de 5%, conforme a lei do bom pagador. Já o pagamento à vista até o vencimento garante mais 10% de desconto. Na cidade, devem ser isentos do IPTU aproximadamente 317 imóveis.
Itaquá
A Prefeitura de Itaquá informou que já está em andamento a entrega dos carnês do IPTU., com correção aplicada de 4,68%, também calculado com base no IPCA. Na cidade, 106.745 imóveis devem receber o carnê e a previsão de arrecadação é de aproximadamente R$ 77 milhões.
A parcela única ou a primeira parcela do pagamento parcelado vence em 15 de fevereiro. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, segundo a Prefeitura, terão desconto de 10%, assim como em Ferraz.
Suzano
Em Suzano, a correção do IPTU será de 4,68%, como em Itaquá. O reajuste está de acordo com o IPCA, segundo a Secretaria de Finanças. A pasta informou ainda que o envio dos carnês está previsto para a primeira quinzena de fevereiro, mas também haverá a cobrança digital. O pagamento poderá ser realizado em parcela única até 15 de março, com desconto de 5%, ou de forma parcelada em dez vezes, com vencimento todo dia 15.
Poá
Poá também terá o reajuste a partir da inflação de 4,68%, segundo a Prefeitura, calculado com base no IPCA. A previsão de entrega dos carnês é para o início de fevereiro, mas também será possível acessá-lo digitalmente pelo site da Prefeitura de Poá (https://poa.sp.gov.br/). Está previsto desconto de 5% para pagamento em parcela única, com data de vencimento para 20 de março.
Guararema
Com índice um pouco menor, Guararema, segundo a Prefeitura, terá reajuste no IPTU de 4,18%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Neste ano, de acordo com a Prefeitura, os carnês devem ser disponibilizados até o final de janeiro exclusivamente em formato digital, no site da prefeitura (https://www.guararema.sp.gov.br/). O vencimento da cota única ou da primeira parcela está previsto para 10 de março, com desconto de 5% para pagamento à vista. A administração municipal afirmou que manterá as isenções previstas para aposentados, produtores rurais e templos religiosos, desde que atendidos os critérios legais.
Mogi das Cruzes
Com a menor variação entre as cidades pesquisadas, em Mogi, o IPTU será atualizado em 2,82%, com base, segunda a Prefeitura, no Índice Geral de Preços – Mercado, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A administração municipal afimrou que este é o menor percentual de correção aplicado nos últimos seis anos.
A Secretaria Municipal de Finanças deve iniciar em fevereiro a distribuição de mais de 140 mil carnês, com vencimento da primeira parcela ou do pagamento à vista em março. Contribuintes em dia com o imposto têm até 30 de setembro de 2025 terão direito a 5% de desconto, mesmo no parcelamento. Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto total chega a 10%.