A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba começou 2026 com o pé direito com a liberação de R$ 2,3 milhões referentes ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O recurso, já disponível em conta, será destinado ao fomento cultural, com investimento direto em projetos e ações culturais ao longo do ano.

A confirmação do repasse foi recebida por meio da plataforma CultBR, sistema oficial de gestão do Governo Federal, onde o Ministério da Cultura disponibiliza os informativos de pagamento. O recurso é fundamental para o fortalecimento da cadeia cultural do município, já que promove a geração de renda e empregos diretos ou indiretos para artistas, produtores e trabalhadores do setor.

A gestão dos recursos e o acompanhamento dos projetos contemplados pela PNAB ficam sob responsabilidade do Departamento de Fomento Cultural da secretaria. No último ciclo, mais de 70 projetos culturais foram executados em espaços públicos e privados da cidade, todos acompanhados pela pasta. "Nosso trabalho vai além de receber e aplicar o recurso. Nós fazemos todo o trabalho de capacitar os artistas para que eles saibam escrever um projeto e enfim captar e aplicar o recurso recebido", explicou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.

O segundo ciclo de editais seguirá o Plano de Aplicação de Recursos aprovado durante os fóruns setoriais realizados no primeiro semestre do ano passado. As chamadas públicas vão contemplar áreas como espetáculos multilinguagens, mostras e festivais, patrimônio histórico material e imaterial, artes visuais, produção de games, curta-metragem, ações formativas para a primeira infância e juventude, além de premiações para mestres da cultura e Pontos de Cultura.

"A cultura tem um papel crucial na evolução da cidade. Uma população próxima da capacitação, da educação e da cultura é uma população mais consciente e feliz. Vamos seguir empenhados a garantir esse ciclo cultural com a chegada de investimentos, com a aplicação deles e fazer com que isso chegue aos bairros", disse o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

"Em breve teremos novos editais e assim os artistas poderão se inscrever para ter seus projetos contemplados. As portas da Secretaria de Cultura estão abertas para receber famílias, artistas e pessoas interessadas em cultura. Um espaço democrático e que vem crescendo cada dia mais", completou o prefeito Eduardo Boigues. A Secretaria de Cultura está localizada na avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.