Mato alto, abrigos de ônibus sem manutenção e placas de sinalização desgastadas e encobertas pela vegetação são algumas das reclamações feitas pelo morador e líder comunitário do bairro Cocuera, Ronaldo Leme, sobre a Estrada Fujitaro Nagao, conhecida como Estrada do Nagao, em Mogi das Cruzes. Ele afirma que a situação da via, que liga o bairro à rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), aumenta o risco de acidentes, especialmente diante do aumento no fluxo de veículos no fim do ano.

De acordo com Leme, a roçagem ao longo da estrada não foi realizada nas últimas semanas e a vegetação já invade parte da pista, dificultando a visão de motoristas. Sobre os pontos de ônibus, Leme destaca que duas coberturas foram substituídas pela administração municipal, mas sem a instalação de contrapiso. "As pessoas ficam lá na lama em dia de chuva. Além disso, ainda faltam duas para substituir", diz o morador.

Já em relação à sinalização, o morador diz que, em resposta anterior dada à imprensa em julho, havia a informação de que novas placas estavam sendo confeccionadas, mas que nenhuma mudança ocorreu desde então. O morador também aponta problemas no pavimento da estrada. Segundo ele, há rachaduras e buracos ao longo de todo o trecho, além da ausência de pintura lateral e central.

Leme afirma que já encaminhou diversos ofícios pedindo melhorias. "Há dois meses procurei o então secretário de transportes de Mogi (Ary Kamiyama) e a vereadora Ines Paz. Ele disse para renovarmos os ofícios e pedidos e que iria acompanhar de perto, mas, ele não está mais lá", conta o morador. O coronel Felício Kamiyama foi  anunciado nesta semana pela prefeita Mara Bertaiolli como o novo chefe da Pasta.

Prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade de Mogi das Cruzes informa que, neste ano, substituiu dois abrigos de ônibus e recuperou outro na Estrada do Nagao. E já estão na programação da pasta os serviços de limpeza e revitalização dos outros dois pontos da via.

Além disso, a Pasta diz que os trabalhos de revitalização da sinalização estão previstos para começar ainda neste ano. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria informou que vai enviar uma equipe ao local para verificar a situação e inserir mais uma frente de roçada da vegetação às margens da via na programação de serviços.

Galeria

Foto 1 - Situação do asfalto na Estrada do Nagao também foi criticada - arquivo pessoal 

Foto 2 - Morador pontua necessidade de roçagem de mato - arquivo pessoal