O Projeto de Lei nº. 139/2025, que institui em Mogi das Cruzes o “Dia Municipal da Acessibilidade Digital”, foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (11). A propositura, de autoria do vereador Johnny da Inclusão (Avante), insere a celebração no calendário oficial da cidade. O PL foi aprovado com uma emenda modificativa ao Artigo 1°, que passou a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1° - Fica instituído o Dia Municipal da Acessibilidade Digital, a ser comemorado anualmente no dia 11 de março”.
A data escolhida para a celebração é uma alusão ao lançamento oficial da norma brasileira de acessibilidade digital em sites, a ABNT NBR 17.225.
"Nosso objetivo é fomentar a conscientização e a promoção de práticas voltadas à inclusão digital de pessoas com deficiência e com restrições funcionais, em consonância com os princípios da dignidade da pessoa humana, da cidadania e da igualdade de oportunidades", disse Johnny da Inclusão.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui aproximadamente 17,3 milhões de pessoas com deficiência, o que representa cerca de 8,4% da população.
Homenagens
Os vereadores ainda aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº. 42/2025, que concede título de “Honra ao Mérito” ao “Projeto Fazendo Diferença”. A iniciativa é da vereadora Priscila Yamagami (PP). O objetivo do tributo é reconhecer o trabalho da organização não governamental que, desde 2004, atua no atendimento de crianças e pré-adolescentes oriundos de escolas públicas e bairros periféricos da cidade. A iniciativa já impactou diretamente mais de 800 crianças e, indiretamente, milhares de pessoas, estendendo seu cuidado às famílias com cestas básicas mensais, apoio emocional e orientação social.
Destaque para a Moção n.º 206/2025, com “Votos de Aplausos e Congratulações” à moradora do Mogilar Zaida Aparecida de Sá Ataíde, 73, pela conquista do título de “Miss Brasil Real 2025” na categoria terceira idade. A homenagem é de autoria de todos os vereadores. O reconhecimento se deve à performance de Zaida no evento realizado em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, onde ela representou Mogi das Cruzes com destaque.
A Câmara aprovou também o Projeto de Lei Ordinária n.º 185/2025, que batiza com o nome do empresário gastronômico Edson Ari Ricci Sobrinho a atual “Avenida Um”, situada no condomínio Real Park Mogi II, na Estrada Jinichi Shigeno. A propositura é do vereador Mauro de Assis Margarido (PRD).
Ricci teve uma atuação marcante no município, desde os tempos da cozinha industrial fundada por sua mãe, a CBR Refeições, até a abertura de diversos estabelecimentos de sucesso no Mogi Shopping e o Restaurante Vivalli, que encerrou suas atividades recentemente após 21 anos.
Imigração taiwanesa em Mogi
A Câmara outorgou em sessão solene o título de “Honra ao Mérito” à Imigração Taiwanesa no Brasil. O tributo é de autoria do vereador Pedro Komura (União Brasil). A intenção da propositura foi ressaltar a importância da comunidade taiwanesa para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes e do Brasil. Compuseram a mesa diretiva os representantes do Escritório Econômico e Cultural de Taipei Isabel HSU, diretora, e Jeffrey Yu, diretor, além de Angeles Chu, cônsul-geral de Taiwan em São Paulo.
A cerimônia contou ainda com o vereador Edu Ota (Pode) na presidência da sessão e com o vereador Johnny da Inclusão (Avante) na primeira secretaria. Em 1963, seis famílias taiwanesas chegaram ao Município, onde se tornaram pioneiras no cultivo de cogumelos. São elas: Wang Shou-Pau; Chen Chen-Chang; Chi Ching-Cheng; Chuang Yung-Ter; Chen Ern-Chin, e Chen Jong-Ha.
Pedro Komura explicou por que decidiu homenagear os taiwaneses e seus descendentes. “É um reconhecimento do esforço de um povo que escolheu Mogi das Cruzes para morar, se dedicar e prosperar. Os taiwaneses contribuíram muito para o desenvolvimento mogiano, com muita coragem e esperança. Deram início à Igreja Presbiteriana de Formosa em Mogi das Cruzes e ao cultivo de cogumelos. Ou seja, a comunidade taiwanesa merece toda a amizade, respeito, orgulho e confiança do povo mogiano. Além disso estudei com muitas pessoas da comunidade e mantenho laços de afeto com ela até hoje. Parabéns pelos 75 anos da colônia aqui no Brasil”.
Angeles Chu, cônsul-geral de Taiwan em São Paulo, agradeceu pelo reconhecimento. “É com uma grande honra e enorme emoção que venho participar desta cerimônia. Obrigado ao vereador Komura. Hoje será um marco histórico na trajetória da imigração taiwanesa no Brasil. Atualmente, 38 mil taiwaneses estão morando nos diferentes estados brasileiros: são médicos, advogados e engenheiros, professores, entre outras profissões, contribuindo para um Brasil melhor”.