A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes pretende zerar, ao longo deste mês, a fila de espera por consultas com urologista, que hoje soma cerca de mil pacientes. A informação foi dada pelo secretário adjunto de Saúde, Dr. Luiz Bot, durante o evento que marcou o início da campanha Novembro Azul, realizado na manhã desta quinta-feira (6), no hall da Prefeitura. A programação prevê uma série de ações, como atendimentos especializados, exames, palestras e busca ativa nas unidades e órgãos públicos. 

Segundo Bot, o objetivo é reorganizar o fluxo assistencial e garantir diagnóstico precoce para a população masculina, que representa 48% dos moradores de Mogi. A estimativa é que mil pessoas sejam atendidas, com agendamento prévio para pacientes da fila de espera. 

A campanha Novembro Azul, para o secretário adjunto, não se restringe ao câncer de próstata, mas ao cuidado integral do homem. “Esse não é só um mês para falar do câncer de próstata, mas da saúde completa do homem. É importante avaliar hipertensão, uso correto de medicamentos e aproveitar o Novembro Azul para colocar os cuidados em dia”, afirmou.

Bot destacou ainda que o Brasil tem estimativa de mais de 70 mil novos casos de câncer de próstata por ano e reforçou a importância do diagnóstico precoce. “A cura é em torno de 90% quando descoberto no início”, afirmou. Segundo ele, em Mogi, 202 pessoas morreram em decorrência da doença entre 2020 e 2025, sendo 40 óbitos somente neste ano. Em 2025, também foram registradas 72 internações relacionadas.

As ações previstas para novembro incluem oferta ampliada de consultas e mais de mil ultrassons realizados na Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) Jundiapeba e na UnicaFisio e Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS) no Rodeio. De acordo com o secretário-adjunto, pacientes com alterações mínimas passarão por clínico geral, casos moderados serão enviados ao urologista, e situações mais sugestivas de câncer — como  Antígeno Prostático Específico (PSA) acima de 100 — terão acesso rápido a consultas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi.

A campanha também contará com ações externas em órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Central Única de Remoções e Emergências (Cure), Semae e Secretaria de Serviços Urbanos. Excepcionalmente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Tereza vai abrir neste sábado (8) e a UBS Vila Suíssa funcionará no próximo dia 29, oferecendo atendimentos e orientações específicas sobre a saúde do homem, das 8 às 17 horas. As unidades farão testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferições, palestras, vacinação e triagem odontológica.

O prefeito em exercício, Téo Cusatis, fez um alerta sobre a resistência masculina em buscar atendimento. “Nós homens somos preconceituosos com nós mesmos. A família é muito importante para ficar em cima dos homens para que não tenham esse preconceito burro e procurem o especialista. Nós, do serviço público, vamos oferecer tudo aquilo que é nossa obrigação e mais um pouco”, declarou.

O vereador Edson Santos, que representou a Câmara Municipal, disse que o Legislativo auxiliará na divulgação das ações. Ele destacou a importância do acesso aos serviços e da conscientização nos bairros.

Alerta

O lançamento também incluiu uma palestra do Dr. Carlos Eduardo Marins, urologista, professor e presidente da Associação Paulista De Medicina (APM) Mogi. “O câncer de próstata não dá sintomas”, alertou, reforçando a necessidade de exames anuais e da quebra de tabus. Segundo ele, pacientes diagnosticados cedo podem, em alguns casos, não precisar de nenhum tratamento além do acompanhamento. 

O evento também contou com o depoimento do aposentado Joaquim Lameu, diagnosticado com câncer de próstata em 2019 após passar pela UNICA Jundiapeba. Ele relatou que fez 38 sessões de radioterapia, iniciadas em 20 de janeiro de 2020, em Itaquera, no começo da pandemia, e hoje realiza acompanhamento. “Aconselho a todos: não tenham vergonha, não desanimem. Procurem o médico e, se for preciso, façam o tratamento. Graças a Deus estou aqui com saúde”, afirmou.